Os tipos de Climas e a Vegeta o HP SEARCHER

4200 palavras 17 páginas
Índice
Introdução 2
Os tipos de climas e a vegetação 3
As regiões de Clima Tropical 4
Ambientes biogeográficos: savana; floresta tropical e estepe tropical. 5
Principais características: 6
Climas Temperados 7
As regiões de Clima Mediterrânico 8
As regiões de Clima Temperado Continental 9
As regiões de Clima Frio Continental ou Clima Subpolar ou Subárctico 10
Característica da vegetação 11
Fauna 12
Ambientes biogeográficos 13
Conclusão 14
Bibliografia 15

Introdução
Neste capítulo da cadeira da geografia vou prosseguir com a disposição e a explicação do ambiente bioclimático. E neste decurso vou também abordar a caracterização dos climas, as regiões a fauna ou vegetação e subdivisões de alguns climas e as estações dessas regiões.

Os tipos de climas e a vegetação
A distribuição e diferenciação dos vários tipos de climas dependem do modo como se distribuem os elementos climáticos e os factores que mais os influenciam. Apesar de várias diferenças regionais, pode-se definir genericamente os seguintes conjuntos climáticos e respectivos climas:
1. As regiões de Clima Equatorial
O Clima equatorial, como o próprio nome indica, localiza-se numa faixa que envolve o Equador, limitada, sensivelmente, pelos paralelos 5º S e 5 º N, podendo chegar, em algumas regiões, aos 10º S e 10º N. Abrange, por isso, áreas como, por exemplo, o Zaire, a bacia do Amazonas, a bacia do Congo, Madagáscar e a maior parte das ilhas situadas entre os oceanos Índico e Pacífico, na zona equatorial.
Da análise do gráfico termo pluviométrico que está a servir de exemplo, verifica-se com efeito que se trata dum local perto do Equador (neste exemplo, 40 Lat. S, embora, como é lógico, também pudesse ser de latitude Norte).
Principais características:
Temperaturas médias mensais elevadas e praticamente constantes ao longo do ano, geralmente superiores a 20º C) – As temperaturas elevadas praticamente constantes ao longo do ano devem-se à reduzida inclinação dos raios

Relacionados