Planificacao nos Paises do 3 mundo HP SEARCHER

5152 palavras 21 páginas
1. Introdução

O presente trabalho enquadra-se no âmbito do módulo de gestão estratégica e tem como objecto de estudo o ciclo de planificação no Estado Moçambicano.
Constituem objectivos do trabalho:
- Descrever o sistema nacional de planificação;
- Analisar o sistema nacional de planificação;
- Contribuir para um modelo de planificação Harmonizado e integrado;
- A metodologia empregue na realização do presente trabalho, consistiu na pesquisa bibliográfica;
A importância de presente trabalho reside no facto de que permite-nos aferir as etapas de processos da planificação e o papel dos diferentes intervenientes do sistema de planificação.
A planificação é um sistema e é um processo fundamental no processo de gestão, pois de acordo com António Santos o planeamento é uma função da gestão que clarifica a missão da organização, define os seus objectivos, e fórmula a estratégia e as tácticas mais adequadas à consecução dos objectivos traçados.
O trabalho é constituído por três partes fundamentais, a primeira onde abordamos os conceitos fundamentais, a segunda onde fazemos a descrição do ciclo de planificação dos órgãos intervenientes, os níveis de planos e os instrumentos de planificação e a terceira onde fazemos a análise crítica do sistema de planificação.

2. Conceitos Fundamentais
2.1 Planificação
A planificação é descrita como um processo de visualização de futuro. A planificação envolve a resposta de perguntas como: o que deve ser feito? Quem vai fazer? Como vai fazer? Quanto tempo irá fazer? Quanto irá custar?
A planificação estratégica é um instrumento de gestão usado para ajudar as organizações a executarem melhor as suas tarefas focalizando os recurso e as energias para garantir o Maximo alcance dos objectivos comuns da organização. É um instrumento usado para verificar e ajustar a direcção da organização em resposta as dinâmicas do ambiente externo da organização. Em resumo, a planificação estratégica é um esforço disciplinado para produzir decisões e

Relacionados