Os tecidos vegetais adultos ou permanentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tecidos vegetais adultos ou permanentes

As células dos meristemas, quando param de se dividir, passam por um processo de diferenciação, especialização, transformando-se em células de tecidospermanentes ou adultos.
Os Tecidos permanentes são classificados de acordo com sua função:

1. Preenchimento ou elaboração: Os parênquimas.
1.1. Clorofílico ou clorênquima ou parênquimaassimilador. Suas células possuem cloroplastos e sua função é produzir, através da fotossíntese, os alimentos do vegetal.
1.2. De reserva é o parênquima onde leucoplastos acumulam substâncias necessárias à suasobrevivência futura. Geralmente não apresenta clorofila e sua cor depende das substâncias que acumula. Como a substância de reserva mais comum nos vegetais é o amido, é também chamado de parênquimaamilífero.
1.3. Aqüífero é o parênquima cujas células possuem grandes vacúolos onde as plantas xerófitas, adaptadas para sobreviver em regiões muito secas, acumulam a água necessária para sobreviveraos longos períodos sem chuvas.
1.4. Aerífero é encontrado nas plantas aquáticas, no qual as células deixam, entre si, enormes espaços intercelulares por onde circula ar.

2. Revestimento
2.1.Epiderme é o tecido de revestimento primário, vivo, muito resistente, formado por uma única camada de células achatadas, de forma irregular e muito unidas entre si. É transparente, pois suas célulasgeralmente não possuem clorofila, permitindo, assim que a luz atinja as células dos parênquimas que ficam logo abaixo. Quando em contacto com o ar, suas células produzem a cutina, que formasuperficialmente uma película, denominada cutícula, que torna o tecido relativamente impermeável. Forma anexos comos pelos absorventes e os acúleos.
2.2. Súber é o tecido de revestimento secundário formado pelofelogênio depois que o vegetal começa a engrossar. Pode também ser chamado de cortiça. O súber é formado por diversas camadas de células que, durante sua diferenciação, formam uma parede grossa, de uma...
tracking img