Metodo e tecnica de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos de Pesquisa

A utilização de métodos científicos não é uma questão exclusiva da Ciência.
Por outro lado, podemos afirmar que não há Ciência sem que haja o emprego sistemático de métodos científicos.
Assim, veremos alguns conceitos de método científico, para depois verificarmos a diferença entre o método e a técnica, e você entenderá melhor essa relação com a Ciência.Veja como Lakatos e Marconi (2003, p. 85) o definem:

[...] o método é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Também Oliveira (2002, p. 58) contribui, afirmandoque método é um conjunto de regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou da elaboração de previsões, em relação a questões ou problemas
específicos.

Porém, antes de desenvolver o método, é preciso estabelecer os objetivos que pretendemos atingir, de forma clara, examinando de uma maneira ordenada as questões:
Por que ocorre?
Comoocorre?
Onde ocorre?
Quando ocorre?
O que ocorre?

Método é o conjunto de processos empregados em uma investigação.

Segundo Cervo e Bervian (2002, p. 23-25), não inventamos um método, ele depende do objeto da pesquisa, pois toda a investigação nasce de algum problema observado ou sentido, por isso o uso do conjunto de etapas de que se serve o método científico, parafornecer subsídios necessários na busca de um resultado para a hipótese pesquisada.

Segundo Fachin (2003, p. 28), o método científico é um traço característico da ciência aplicada, pelo qual se coloca em evidência o conjunto de etapas operacionais ocorrido na manipulação para alcançar determinado objetivo científico.

Para tanto, consideramos pelo menos dois aspectos do métodocientífico:
• sua aplicação de modo generalizado, denominada método geral;
• sua aplicação de forma particular, ou, relativamente, a uma situação do questionamento científico, denominada método específico.

O método é, portanto, segundo Oliveira (2002, p. 57), “Uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo.”Você já pode entender que a ciência é constituída de um conhecimento racional, metódico e sistemático, capaz de ser submetido à verificação, buscado através de métodos e técnicas diversas, ou seja, por passos nos quais se descobrem novas relações entre fenômenos que interessam a um determinado ramo científico ou aspectos ainda não revelados de um determinado fenômeno (GALLIANO, 1986, p.28).

Racional: constituído por conceitos, tendo como ponto de partida e ponto de chegada apenas idéias (hipóteses), não os fatos.

Metódico: segue etapas, normas e técnicas, cuja aplicação obedece a um método preestabelecido.

Sistemático: constitui-se de um sistema de idéias interligadas logicamente que se apresentam como um conjunto de princípios fundamentais, adequados a uma classe defatos, que
compõem uma teoria.

Verificação: o conhecimento é válido, quando passa pela prova da experiência ou, da demonstração.

Agora que já vimos a contribuição de diversos autores especializados no assunto sobre métodos, analisaremos uma situação interessante, descrita por Galliano (1986, p. 4-5).

O autor afirma que qualquer pessoa vive diariamente cercada por métodos,ainda que não os perceba.

Por exemplo: Ao limpar a casa, você não passa, primeiro, o pano molhado, para, depois, varrer o chão; ao fazer um churrasco, você não assa a carne antes de colocar o sal e os temperos; ao comer uma laranja, você não a corta em pedaços
para depois tirar a casca; tem de usar o método adequado para atingir um objetivo tão simples.

Galliano cita um exemplo,...
tracking img