Os sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Ao atravessar uma rua sempre olhamos para os lados. Através da nossa visão o cérebro recebe estímulos e após processá-los nós conseguimos discernir, por exemplo, se algum veículo impede a passagem. Muitas vezes a nossa visão pode nos enganar, como não ver o veículo se aproximar, mas através da audição poderíamos detectá-lo.
Nossos cinco sentidos são de suma importância. Imaginacomer ou beber e não sentir o gosto, ou não conseguir ir nem mesmo ao banheiro por não enxergar o caminho. Nesse trabalho detalharemos os sentidos e a imensa dificuldade, como doenças, que são acarretadas com a falta dos mesmos.

VISÃO
Um órgão sensível é o receptor de qualquer luminosidade exterior: os olhos. Eles não servem apenas para “enxergar”, é através deles que expressamos nossossentimentos, seja tristeza, alegria, cansaço, etc. Muitos chamam de as janelas do mundo. A visão é um dos sentidos mais importantes, através dela cerca de 80% das informações obtidas pelo nosso cérebro chegam por intermédio dos olhos.
Ao captar algum tipo de luz o cérebro recebe estímulos e o mesmo decifra a imagem, ou seja, o cérebro é quem enxerga, por exemplo, uma pessoa poderia ter os olhosperfeitos, mas se tivesse uma danificação na parte do cérebro responsável por comandar a visão essa pessoa não enxergaria.
O olho é revestido por três membranas. A primeira é a esclera, a parte “branca” do olho. Antes da esclera temos a córnea, podendo ser comparada a um para-brisa de carro, pois é por intermédio da córnea que a luz penetra. A segunda camada é conhecida como íris, vindo antes da córnea,ela é comparada a nossos polegares, pois cada pessoa possui sua identidade única de íris. Seu nome vem da deusa do arco-íris, por apresentar diversas cores, e sua cor é definida pelo genes de cada pessoa, tendo por base a melanina.
Quando olhamos para um lugar claro e depois olhamos para o escuro podemos perceber que a visão fica ofuscada. Isso ocorre devido a pupila que se fecha para deter osraios solares e torna a abrir-se para desembaçar a visão. É através da íris que a pupila aumenta ou diminui. A terceira camada é conhecida como retina, mas para a luz chegar até ela há outras estruturas que veem antes, como o cristalino, que fica atrás da pupila e divide o globo ocular em dois fluídos, o com humor aquoso e o com humor vítreo.

Para a proteção do olho há algumas estruturas como aspálpebras, que protegem os olhos e espalham as lágrimas pelos olhos; os cílios, que impedem a entrada de poeira e excesso de luz; e as glândulas lacrimais, responsáveis pela fabricação das lágrimas que lubrificam o olho.
Doenças visuais
Não apenas os idosos, mas as crianças também adquirem problemas visuais e pior, quando muito pequenas os problemas dificilmente são identificados. Sintomas comopiscadeira, aparecimento frequente de terçóis, dores de cabeça, podem ser indícios de futuros problemas. Esses problemas recebem nomes, como miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e astigmatismo (imagem desfocada).
Entretanto há problemas que surgem desde o nascimento ou são problemas do próprio olho. A conjuntivite, o glaucoma, a catarata,são problemas com o olho, diferente dos problemas visuais. Medidas como assistir televisão a certa distância, não utilizar óculos “piratas” e quando cair um cisco retirar com água sem esfregar, mantém uma higiene ocular, diminuindo os riscos.
AUDIÇÃO
Juntamente com o som a audição também é uma das formas de se comunicar. Quando fechamos os olhos e ouvimos um barulho podemos imaginar a figura queproduziu o barulho e de onde ele vem, ou seja, a audição faz com que nos situemos. Os nossos ouvidos também são parcialmente responsáveis pelo o nosso equilíbrio.
Quando escutamos alguém nos chamar conseguimos calcular, antes mesmo de vê-la, à distância em que a pessoa se encontra através das duas orelhas. Funciona assim: o pavilhão auditivo, a parte externa do ouvido, recepta o som, este é...
tracking img