Os sentidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Gestão de Turismo 1º ano
Técnicas de Comunicação | Inês Santos |
| Os Sentidos |

| Os Sentidos |

Índice:
Pág.
Introdução 3
1. O que são os Sentidos? 4
2. Quais são os sentidos e quais as suas funções? 4
3. Tacto 5
4.1. Sensores 5
4. Olfacto 6
5.2. O Olfactoe as Emoções 6
5. Audição 7
6.3. A Audição nos Vertebrados 8
6.4. A Audição nos Mamíferos 8
6.5. Funcionamento 9
6.6. Perda de Audição 9
6. Paladar 9
7. A Visão 10
8.7. A Olho Nú 10
8.8. A Visão Biológica 12
8. Conclusão 14
9. Bibliografia 15Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina, Técnicas de Comunicação, tem como principal objectivo ver a forma como as pessoas comunicam entre si, e as diferentes formas de comunicar que existem.
O tema que escolhi para a realização do meu trabalho foi “Os Sentidos”, dizem ser cinco, a visão, a audição, o olfacto, o tacto e por fim o paladar…
Pode dizer-se que os sentidossão os meios através do qual os seres vivos se percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio onde se encontram. Os animais têm órgãos especializados para essas funções, enquanto os Humanos têm apenas cinco sentidos de que todos conhecemos, apesar de existirem mais, mas estes são os principais e os mais essenciais.

1. O que são os sentidos?
Do ponto de vista da biologiae ciências cognitivas, os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. O adjectivo correspondente aos sentidos é sensorial.
Os animais normalmente têm órgãos especializados para essas funções. No Humano, são geralmente considerados cinco sentidos, há também outros sentidos menos discutidosno ensino escolar dedicados ao equilíbrio, percepção do próprio corpo (propriocepção) e a sensação de calor.
Outros animais possuem outros órgãos dos sentidos, como as antenas dos artrópodes e a linha lateral dos peixes.

2. Quais são os sentidos e quais as suas funções?
No Humano, são geralmente considerados cinco sentidos e os órgãos onde residem:
• O tato reside nos terminais nervososda pele;
• O olfacto reside na pituitária, dentro do nariz;
• A audição reside na cóclea, no ouvido interno;
• O paladar reside nas papilas gustativas da língua;
• A visão reside na retina dos olhos.
3. O Tacto:
O Tato (AO 1945: Tacto) é um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, ainda que hoje em dia a definição tenha sofrido algumas alterações. Enquanto Aristótelesincluía a percepção da temperatura e da dor, hoje em dia o termo é mais utilizado para a percepção da pressão por terminações nervosas existentes na pele. Discute-se ainda o fato de existirem receptores nervosos diferenciados para vários tipos de pressão: pressão ligeira e intensa ou pressão breve e permanente - o que implicaria, talvez, a subdivisão deste sentido noutros. A complexidade do estudodeste sentido aumenta se pensarmos que também existem receptores distintos que detectam a pressão visceral, como quando estamos de estômago cheio; ou receptores endócrinos que proporcionam a sensação de "tensão" - como quando apresentamos ansiedade ou se tomam substâncias como a cafeína.
Os cegos utilizam muito o tato para conseguirem superar as dificuldades devidas à falta do sentido da visão:usam, por exemplo, uma bengala que serve como extensão do braço; a leitura em Braille também usa este sentido.
O mesmo se passa com animais nocturnos que, face à falta de luz, usam bigodes longos e antenas desenvolvidas para detectar através do tacto as propriedades do meio.
4.1. Sensores
Para que nós sejamos capazes de obter as percepções tácteis existem na pele uma série de terminações...
tracking img