A questao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO AMBIENTAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CANOAS/AM: A ATUAÇÃO DAS SERRARIAS E AVANÇO DOS LATIFÚNDIOS

Diana Maria Oliveira Sacramenta1; Georgete Cabral2;Raimundo Nonato Freitas dos Santos3
,Regiane Magalhães4. Mestrandos em Geografia/ICHL/UFAM.
Aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado. Bolsista do Programa RH-Interiorização/FAPEAM. Integrante do Grupo de Pesquisa:Geografia da Amazônia Ambiente e Cultura. E-mail:dsacramenta@gmail.com.

1 INTRODUÇÃO
Vivemos no período atual momentos de profunda crise. Crise que corresponde à objetividade da natureza e a fragmentação do conhecimento concebida pela sociedade moderna (LEFF, 2003). Em decorrência desse processo e considerando o momento de crise ambiental, decidimos analisar o processo de atuação dasmovelarias/serrarias e a chegada de latifundiários na região do Projeto de Assentamento (PA) Canoas, localizado no município de Presidente Figueiredo/AM. Quanto aos Projetos de Assentamentos Rurais, conforme o “Manual Orientador de Criação e Reconhecimento de Projetos de Assentamento de Reforma Agrária e Unidades de Conservação de Uso Sustentável”, Projeto de Assentamento é o conjunto de açõesplanejadas, com diretrizes, objetivos e metas que visem à execução de mecanismos necessários à vivência e produção sustentáveis, à promoção socioeconômica e cultural das famílias de trabalhadores rurais, na perspectiva do cumprimento da função social e ambiental da propriedade (MDA/INCRA, 2008, p. 79).
Nesse sentido, a preocupação em realizar este trabalho surgiu das reflexões a respeito das discussõesque se referem à economia da sustentabilidade, considerando a importância da floresta para o equilíbrio da dinâmica climática, para a conservação dos solos e manutenção da biodiversidade, além das vivências nas práticas de campo realizadas na área em estudo. Assim, essa discussão nos possibilita refletir sobre a relação homem/natureza, e, as políticas de desenvolvimento rural, voltadas osProjetos de Assentamentos (PAs). Cujas metas devem estar de acordo com os princípios de ‘um desenvolvimento sustentável’, visando atender não somente a proteção da natureza, mas reconhecer a “legitimidade das aspirações das populações quanto ao desenvolvimento econômico e social” (GODARD, 1997, p. 109).

2 OBJETIVO
Analisar os impactos ambientais no Projeto de Assentamento (PA) Canoas no municípiode Presidente Figueiredo/AM, impulsionados pela retirada de madeira para atender à demanda das movelarias/serrarias e pelo avanço das áreas de pastagens, bem como, compreender a percepção dos moradores sobre a atuação desses atores sociais

2 METODOLOGIA
Esta pesquisa enquadra-se nos parâmetros de uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos as técnicas de entrevista eobservação direta na área de estudo. Participaram das entrevistas 20 moradores do Assentamento. As mesmas foram analisadas na tentativa de percebermos os impactos ambientais causados pela retirada de madeira na paisagem, bem como, no cotidiano dos moradores. Portanto, as entrevistas foram realizadas com base em um roteiro semi-estruturado, bastante flexível, permitindo uma maior liberdade aoentrevistado de contar sua história, suas preocupações e desejos, sem, contudo perder de vista o interesse de se atingir os objetivos pré-estabelecidos pelo entrevistador. Tal roteiro permite que a entrevista se desenvolva a partir de um esquema básico, sem ter uma aplicação muito rígida, admitindo as necessárias adaptações.

3RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1 Localização Geográfica
Criado através doProcesso INCRA-SR (15) AM – No. 1317 de 1989 e sob o Ato de Criação, Resolução no 193 de 02 de setembro de 1992, o Projeto de Assentamento Canoas possui uma área de 23.850,000 hectares e capacidade de assentar 285 famílias, está localizado no Km 139 da BR – 174, distanciando-se 32 km da zona urbana do município (figura 01).


FIGURA 01: LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE PRESIDENTE FIGUEIREDO/AM....
tracking img