Os segredos da mixagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - OS SEGREDOS DA MIXAGEM

Ola. Meu nome é Andrey. Eu sou o fundador do projeto de Psy Trance SynSUN e do projeto de Electro House Andi VAX. Eu gostaria de lhe apresentar este tutorial de vídeo, gratuito que é dedicado aos segredos da mixagem de música eletrônica. A razão pela qual eu criei este vídeo, foi porque tinha muitas perguntas e solicitações de produtores sobre o meu modo de fazer eprocessar o som.

Eu vi muitos tutorias de vídeos sobre mixagem e masterização de música e a maior desvantagem é que os produtores davam ênfase à música POP e ROCK e não prestavam atenção nos verdadeiros aspectos da mixagem ou explicavam "como" fazer ao invés de explicar realmente "por que fazemos" exatamente dessa maneira. Eu nao encontrei explicações de alguns momentos importantes então euencontrei as respostas para minhas questões com erros ao longo do caminho e também conversando com meus amigos.

Eu utilizei neste vídeo, os melhores plugins, hardware e sintetizadores virtuais, para um entendimento mais profundo do processo. O que eu explico aqui nao é uma regra. Esta é apenas a minha visão sobre alguns aspectos da gravação de som. Eu nao imponho a você o meu ponto de vista. Euapenas proponho-o como uma alternativa para voce tentar conseguir um melhor som para sua música.

Eu gostaria de agradecer: Access Music, a criadora do meu sintetizador favorito: Access Virus TI Steinberg, a produtora do sequenciador musical CUBASE Techsmith, pelos perfeitos pacotes de captura de vídeo Camtasia Studio Os fóruns Russian Music Makers e 625-net.ru pela troca gratuita de experiências.Vitaly Shishlevsky por hospedagem deste vídeo. E Veronika Kosinskaya e Evgeniy Ryabinin, pela tradução. Desculpem-me pelo meu inglês ruim.

2 - INTRODUÇÃO

Vamos começar com os conhecimentos básicos de equalização. Infelizmente, os processos de equalização não estão explicados em nenhum lugar. e tudo que temos são pequenos conselhos, tipo: "corte abaixo de 700 hertz" ou "adicione algumapresença em 1.000 e 2.000 hertz". Infelizmente, estes conselhos não são suficientes para um trabalho de verdade e as vezes nos levam mais à tentações do que ajuda.

A equalização ajuda a resolver conflitos de frequências entre os instrumentos. Ela está ligada à não-linearidade da audição humana principalmente ao efeito de mascaramento acústico. O problema do conflito de frequências é que nós temos duasfontes que sobrepoem o mesmo espectro. Se uma delas estiver mais alta do que a outra então nós deixamos de ouvir o som que está mais baixo. Um típico exemplo de conflito de frequências, é uma conversa em um aeroporto. Quando um avião está sobrevoando, começamos a não ouvir o que o interlocutor fala. Isso significa que o barulho-- do avião é mais alto-- do que o espectro da fala. e nós não ouvimosmais toda a voz do interlocutor.

Temos exatamente este mesmo problema com o som dos instrumentos. Todo produtor tem o mesmo problema: todos os instrumentos soam bem separadamente porém juntos, ficam embolados. Este embolamento é resultado do mascaramento acústico. Na música acústica, por exemplo, em orquestras sinfônicas a equalização é impossível e o som dos instrumentos não muda. Você poderesolver o problema de conflitos de frequências posicionando os elementos corretamente. Na verdade existe muita coisa em comum entre a música clássica e a música eletrônica. Por exemplo, Jimi Hendrix tocou Trance nos anos 70 mas naquele tempo não havia baterias eletrônicas e sintetizadores analógicos virtuais. Então, seu Trance era composto de linhas rítmicas de bateria acústica e de indescritíveissons da sua Fender.

Na música eletrônica, os equalizadores e processadores de dinâmica são usados em todos os instrumentos, em 90% dos casos. O principal objetivo da equalização é eliminar conflitos de frequências.

3 - PRINCÍPIOS BÁSICOS

Primeiro, não há Equalizador Universal! Até hoje eu não encontrei um equalizador universal simplesmente por uma razão: na música, além do processo,...
tracking img