Os professores na era da diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os professores na era da diversidade

As questões que envolvem a diversidade cultural brasileira têm sido alvo de
inúmeros estudos na última década no cenário educacional. Cada vez mais conceitoscomo diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm se configurado como uma preocupação por parte daqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã. Ao mesmo tempo, articular taisconceitos à formação de professores tem se tornado um desafio premente para a educação e para as instâncias envolvidas nesse processo.
A formação de professores, seja ela inicial ou continuada,constitui-se como
um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre essas questões, como para a criação e a implementação de proposições que possibilitem vislumbrar novos caminhos e avanços noque tange ao trato da diversidade cultural no contexto escolar.
Nesse sentido, articular o pressuposto de uma proposta multicultural à formação docente coloca-se como um desses profícuos caminhos aser seguido, para uma escola culturalmente responsiva.
O multiculturalismo tem sido compreendido como um campo teórico, prá-
tico e político que busca respostas à diversidade cultural e desafio apreconceitos, com ênfase na identidade como categoria central para se pensar em uma educação valorizadora da pluralidade no contexto escolar (Candau, 2008a, b, c; Canen, 2008; Canen; Santos, 2009;Moreira; Câmara, 2008). Nesse sentido, trabalhos nessa perspectiva têm apontado a relevância da educação para o desafio a preconceitos raciais,
de gênero, de orientação sexual, de religião e outros, rumoa uma visão democrática e plural que permita o diálogo entre culturas e avance no desempenho positivo de alunos de universos culturais plurais.
Na última década, o multiculturalismo vem ganhandoespaço em vários
setores da sociedade, entre eles, a educação. Isto se dá porque no multiculturalismo a noção de cultura é um aspecto essencial para o desenvolvimento de uma análise das relações...
tracking img