Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 3.

“Rousseau definiu o conceito de democracia como um governo do povo, que e pelo povo que e feito suas escolhas de governantes, como estaescrito na nossa constituição Federal de 1988, todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos diretamente’’.
A Democracia pode ser dividida em diferentes tipos, baseado em umnúmero de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assuntoparticular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que oselegeram.
Democracia,por sua vez, é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticose de debater ou decidir políticas igualmente e, na acepção moderna, na qual certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana. O conceito dedemocracia, embora estreitamente vinculado à ideia de lei e ao constitucionalismo, não se resume à igualdade jurídica, e também depende do acesso democrático (isto é, igual para todos) a espaços ebenefícios sociais diversos, sobretudo do ponto de vista das esquerdas Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger osdireitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos, nas democracias representativas, em contraste, os cidadãos elegemrepresentantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor. O voto, também chamado de sufrágio censitário, é típico do Estado liberal (século XIX) e exigia que os seus titulares...
tracking img