Os primeiros filososfos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Os Filósofos e suas Teorias”





Tales de Mileto (624 – 550 ªC.), grego. Expoente do “monismo”; é considerado o primeiro filósofo ocidental.



Anaximandro de Mileto(611-547 ªC.), grego. Deu continuidade à busca de “Tales” da substância universal, argumentando que tal substância não precisa se parecer com nenhuma outra conhecida.



Heráclito deÉfeso (533-475 ªC.), grego. Opô-se ao conceito de uma realidade única e dizia que a única coisa permanente é a mudança.



*Empédocles de Agrigento (c. 490-430 ªC.), grego. Acreditava quehavia quatro substâncias irredutíveis (água; fogo; terra e ar) e duas forças (amor e o ódio).



Parmênides de Eléia (c. 495 ªC.), grego. Membro da escola eleática, e formulou adoutrina básica do “idealismo”.



Zenão de Eléia (c.495- 430 ªC.), grego. Argumentava que a pluralidade e a mudança são aparências, não realidade.



Protágoras deAbdera (481-411 ªC.), grego. Relativista e humanista, duvidou da capacidade humana de alcançar a verdade absoluta.



Sócrates (c. 470 – 399 ª C.), grego. Desenvolveu o “métodomaiêutico de investigação”, sendo sua filosofia difundida por seu aluno “Platão”.



Demócrito de Abdera (460 – 370 ªC.), grego. Iniciou a tradição no pensamento ocidental de explicar ouniverso em termos mecânicos. Acreditava que toda matéria era composta de pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos.



Antístenes (c. 450-c. – 360 ªC.), grego. Líder do grupoconhecido como “Cínicos”, ressaltava a disciplina e o trabalho como um bem essencial.



Platão (c.428 – 347 ªC.), grego. Fundador da Academia de Atenas, desenvolveu o “idealismo deSócrates”e foi professor de “Aristóteles”.



*Aristóteles foi preceptor de Alexandre, o Grande, durante três anos. Ensinou-o a espalhar-se no herói clássico grego, salientou a...
tracking img