Os planetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O termo planeta é antigo, com ligações com a história, ciência, mitologia e religião. Os planetas eram vistos por muitas culturas antigas como divinos ou como emissários de deuses. À medida que o conhecimento científico evoluiu, a percepção humana sobre os planetas mudou, incorporando diversos tipos de objectos.



Um planeta é um grande corpo celeste que reflecte a luz de umaestrela ao redor do qual ele gira. Os planetas em nosso Sistema Solar são classificados como planetas internos e planetas externos. Os planetas internos, os mais próximos do Sol, são esferas de rocha sólida e incluem Mercúrio, Vénus, Terra, e Marte. Os planetas internos foram constantemente bombardeados por asteróides e meteoritos durante seus primeiros 600 milhões de anos de existência.Consequentemente, observa-se crateras de tamanhos variados nos planetas internos e seus satélites. Os planetas externos, com a excepção de Plutão, são grande esferas gasosas com anéis e incluem Júpiter, Saturno, Úrano, e Neptuno. Entre os planetas internos e externos existe um cinturão de asteróides. Cada planeta, com excepção da Terra, recebeu seu nome de um antigo deus ou deusa Romanos. Alguns dosplanetas possuem satélites naturais, ou luas, enquanto outros não possuem satélites. Todos os nove planetas orbitam o Sol de forma única. Cientistas têm procurado por outros planetas em nosso Sistema Solar mas nenhum foi encontrado.

2. Formação dos Planetas
Não se sabe com certeza como os planeta se formam. A teoria predominante é que eles foram formados quando se deu o colapso de uma nebulosa em umdisco fino de gás e pó. Uma protoestrela se forma no núcleo, cercada por um disco protoplanetário giratório. Por meio de acreção (um processo de aglutinação por colisão), partículas de poeira do disco acumulam massa continuamente, formando corpos cada vez maiores.
Formam-se concentrações de massa, conhecidas como planetesimais, as quais aceleram o processo de acreção ao atrair material adicionalcom a sua força gravitacional. Essas concentrações se tornam cada vez mais densas, até que elas colapsam para seu interior devido à gravidade, formando protoplanetas. Quando um planeta atinge um diâmetro maior do que a Lua da Terra, ele começa a acumular uma atmosfera, aumentando muito a frequência de captura de planetesimais, por meio do arrasto atmosférico.
3. Terra: O Planeta Água
Aextraordinária atmosfera gasosa da Terra é responsável pela possibilidade de vida neste terceiro planeta do Sol. Nossa atmosfera contém vapor de água, o qual ajuda a moderar nossas temperaturas diárias. Nossa atmosfera contém 21% de oxigénio, o qual é necessário para que possamos respirar, 78% de nitrogénio e 0,9% de argônio. Os 0,1% restantes consistem de vapor de água, dióxido de carbono, neônio,metano, kriptônio, hélio, xenônio, hidrogénio, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio, dióxido de enxofre, e ozónio. Estes últimos elementos são importantes porque eles absorvem radiação solar nociva antes que ela chegue a superfície da Terra. Em maiores quantidades, a maioria desses elementos seriam nocivos a seres humanos.
A atmosfera também nos protege contra meteoros. Devido àfricção gerada entre um meteoro e os gases da atmosfera, a maioria dos meteoros se queimam completamente antes de atingirem a superfície da Terra como um meteorito.
A Terra gira ao redor de um eixo imaginário com inclinação de 23,5 graus. A rotação causa a mudança entre dia e noite. A inclinação determina a mudança das estações. Se a Terra não fosse inclinada, nós teríamos a mesma estação durantetodo o ano. A Terra tem um núcleo de ferro e níquel derretido. A rápida rotação da Terra, associada ao núcleo líquido metálico causa o campo magnético ao redor da Terra. Este campo magnético captura as partículas carregadas que são atiradas na direcção da Terra pelo Sol durante o vento solar. Quando estas partículas carregadas reagem com os gases em nossa atmosfera, os gases começam a brilhar....
tracking img