Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Burocracia excessiva impõe perdas às empresas no Brasil
Ao direcionar tempo e dinheiro às exigências de um estado ineficiente, empresas contribuem menos do que poderiam ao desenvolvimento do país.Derick Almeida

As empresas têm de alocar dezenas de funcionários só para lidar com a burocracia (Germano Luders/Exame)
A burocracia excessiva chega a impor perdas de até 1 milhão de reais ao anoao faturamento das empresas brasileiras. A estimativa faz parte de uma pesquisa realizada pelo Ibope junto às associadas da Câmara Americana de Comércio (Amcham). As necessidades de cumprirexigências administrativas diversas dos mais diferentes órgãos do poder público; apurar e recolher dezenas taxas; buscar informações num ambiente de pouca transparência, entre outras obrigações; custam aosempresários não só dinheiro, mas também muito tempo. Enfim, há grande desperdício de recursos financeiros e humanos que poderiam ser devotados à construção de uma economia mais robusta.
O relatório DoingBusiness do Banco Mundial – que traz um ranking com 183 nações, das menos às mais burocráticos – comprova o quanto a burocracia no Brasil ultrapassa o que poderia ser considerado tolerável. Napesquisa deste ano, o país ocupou a vergonhosa posição de nº 129, atrás de nações bem menos desenvolvidas, como a Nicarágua (117ª colocada) e a Suazilândia (115ª). Já o México – país com PIB e condição dedesenvolvimento semelhantes aos nossos – ficou na 51ª colocação, superando o Brasil em todos os tópicos destacados na pesquisa.
O quadro, segundo o Banco Mundial, vem piorando. De 2009 para 2010, oBrasil regrediu em oito dos dez quesitos elencados pela instituição. Foram eles: a facilidade para registrar propriedades; a facilidade para obter permissão para construir; facilidade de acesso aocrédito; proteção aos investidores; encerramento dos negócios; facilidade de reforçar acordos comerciais; pagamento de impostos; e facilidade de importar e exportar produtos.

ANALISE.
Como podemos...
tracking img