Os muros de jerusalem - neemias -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Neemias

1

Escola Bíblica Dominical

Introdução
O aspecto fundamental deste livro é a disposição, a consciência e a perseverança de Neemias com respeito ao que Deus lhe havia colocado no coração e na mente e que nem mesmo o diabo puderam lhe roubar. A reconstrução dos muros de Jerusalém foi a aplicação de sua intimidade com Deus e de todo o processo que ele vivenciou até o dia em que OSenhor dos Exércitos confiou-lhe o realizar tão grande obra. Percebemos que as perseguições e as manobras do inimigo foram rechaçados por atitudes de fé. A intimidade com Deus dava-lhe a condição de conhecedor do que acontecia ao seu redor e sempre se antecipava quando uma obra contrária iria ser levantada. Enfrentou a fúria e a inveja de povos estranhos como Sambalá, Tobias e Gesém que procuravaminterromper a Obra do Senhor tentando frustrar a fé de Neemias, inventando mentiras, propondo alianças estranhas, desanimando o povo com intimidações e seduções. Ao final do seu trabalho, adornou a Casa do Senhor com a restauração dos serviços e dos institutos da Lei conforme O Senhor houvera revelado a Moisés que se fizesse. Expulsou o povo bastardo, arrancou a imundícia com a re-instituição doSábado como dia do Senhor e o cancelamento de alianças profanas realizadas até por sacerdotes com a expulsão de Tobias que era falso profeta. Um aspecto fundamental desses livros é a riqueza profética onde vários homens e mulheres de Deus, (e podemos citar: Isaías, Jeremias, Sofonias, Ageu, Ester, Esdras, Neemias, Zacarias, Ezequiel, Daniel, Asafe) se dispuseram para o serviço do Senhor e foramusadas. O agir que se fazia naqueles tempos é um alerta para que hoje não percamos o bonde da vida e não deixemos que as oportunidades de conversão, vida santa, pregação do evangelho, salvação, passem por nós e por aqueles que não conseguem ver pois os seus olhos estão cegos, não podem ouvir pois os seus ouvidos estão tapados e muito menos podem pensar pois a sua mente está cauterizada pelos cuidadosdo mundo ou por ação direta do inferno, mas tenhamos o cuidado de não negligenciarmos à vontade de Deus e sejamos verdadeiros instrumentos de Deus para o seu serviço. É tempo de reconhecer, talvez a última grande ação de alerta e despertar antes da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, e entregar as nossas almas, nos aperfeiçoar e dedicar à construção do Reino do Rei da Glória e servir de sementepara que a Igreja no futuro venha dar frutos e para que hoje sejamos nao uma referência de Cristo, mas um testemunho vivo.

Título: “Neemias” significa “o conforto de Jeová (Deus)”. O livro recebe o nome do principal personagem do livro: Neemias. Ele foi copeiro de Artaxerxes I, rei da Pérsia. Esse era um cargo de grande responsabilidade. Significava que Neemias tinha o mais alto prestígio econfiança do rei. Neemias era uma pessoa devotada a Deus e à sua obra. Tratava-se de um homem de oração, que dava a Deus todo o crédito pelo trabalho que fazia.

Igreja de Cristo - Taguatinga DF

1

Neemias

2

Escola Bíblica Dominical

Veja onde tudo aconteceu
O livro de Neemias está na divisão dos Livros Históricos do Antigo Testamento. Neemias é o décimo livro na relação dos 12Históricos e o décimo livro do Antigo Testamento. Personagem Principal: Neemias

Uma viagem De dois meses

Veja mapa colorido na página 23

Principais Eventos

O Povo de Deus se Estabelece na Terra Prometida

Capítulos de 1 a 13. O povo de Deus volta da Babilônia para Jerusalém em três grupos distintos. O livro de Esdras lida com os dois primeiros grupos. O primeiro grupo reconstrói o templo. Osegundo grupo volta com Esdras, que ensina as leis de Deus. O livro de Neemias trata do terceiro grupo, o qual reconstrói os muros de Jerusalém.

Esdras

Grupos 1 e 2

Neemias

Grupo 3
2

Igreja de Cristo - Taguatinga DF

Neemias

3

Escola Bíblica Dominical

Primeira Parte: A Reconstrução dos Muros (1:1 – 7:73)
I. A Preparação para reconstruir os Muros (1:1-2:20) Neemias...
tracking img