Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
esumo do livro de Neemias

NEEMIAS, ORA A DEUS POR JERUSALÉM. – O líder antes de tomar qualquer decisão deve colocar-se diante de Deus –

Neemias estava em Susã onde pelo seu irmão Hanani, soube da situação dos judeus e da queda do muro de Jerusalém. Logo se lamentou e orou a Deus, pedindo perdão pelos seus pecados, por não terem gardados os mandamentos e por misericórdia.

PERMISSÃO DENEEMIAS PARA IR EDIFICAR O MURO. – Um grande líder, tem que ser um bom liderado, ser determinado diante das adversidades porque Deus é que nos guia e dar provisão –

Neemias diante do rei Artaxerxes[1], onde nunca estivera triste, não dissimulou sua angústia com a situação lamentável de Jerusalém. O rei lhe interroga, e diz: - o que tu queres que te faça? Neemias orou a Deus, então pede para ir aJudá, e erguer os muros sobre a “boa mão de Deus”, o rei o liberou e com ele deu lhe cartas para os governadores, para que possa deixar Neemias passar pelas cidades até chegar emJudá. Neemias permaneceu três dias em Jerusalém e nada declarou o que ali iria fazer e estava ele com poucos homens, somente analisando. Então diante do povo ele declara a edificação do muro e é zombando por alguns , poremdeclara: “O Deus do céu nos fará prosperá[2].”

DIVISÃO DO TRABALHO. – O líder deve delegar atividade para alcançar o objetivo. –

Neemias tem apoio e divide a construção por partes, onde delega entre sacerdotes, homens de Jericó, filhos de Hassenaá e entre outros. E muitos trabalham na edificação.

COMO VENCER A OPOSIÇÃO DO POVO DE DEUS

Ao saber que os Judeus estava edificando o muro,Sambalate ( o que zombou ) irou-se e escarneceu os judeus, e estava com ele Tobias. Neemias ora a Deus contra o inimigo, e sua oração era impelida por sua fé em Deus, por seu amor à obra de Deus e ao seu povo. E muro foi fechado até sua metade, porque o coração do povo se inclinava a trabalhar[3]. Sabendo Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas, e os asdoditas que tanto ia crescendo a reparaçãodos muros de Jerusalém, iraram-se de sobremodo que se uniram forças contra Jerusalém, porem os judeus oraram a Deus, puseram guardas e fizeram estratégia contra o inimigo[4], com uma mão faziam à obra e com a outra carregam a espada.

AS INJUSTIÇAS SOCIAIS. – O líder dar exemplo de humildade –

Neemias recebe a reclamação do povo pobre contra os ricos que tem vender seus filhos, penhorar suasterras para ter o que comer, pois os juros cobrados eram muito altos. Furioso Neemias fez uma avaliação de tudo e repreendeu: os nobres, os oficiais e convocando uma grande reunião, onde alertou da dificuldade de comprar seu povo que era vendido pelos próprios judeus, devendo andar no temor de Deus evitando a zombaria de outros povos. Neemias pediu o fim dos juros e a devolução das terras, e elesaceitaram. Neemias então convoca a Assembléia e diante dos sacerdotes firmam o acordo. Neemias dar exemplo que tinha o temor de Deus e não comia a comida destinada ao governador, pois era tirado do povo que tanto necessitava e mais de cento e cinqüenta homens comiam com ele a mesa e isso já era o trigésimo ano de seu governo.

TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO

Sambalate, Tobias, Gesém e o restantesouberam que Neemias havia terminado o muro. E enviaram varias mensagem para Neemias se congregar fora de Jerusalém. Onde iria fazer o mal, então disse Neemias: “Estou fazendo uma grande obra”. Então Sambalate acusa Neemias por meio de uma carta, que ele havia se proclamado rei de Jerusalém por meio dos profetas. Neemias ora pedindo fortaleza[5]. Num certo dia Neemias recebeu uma profecia de Meetabelque deveria se esconder na casa Deus, Neemias percebeu que aquilo não vinha de Deus,[6]e que seus inimigos queriam que ele pecasse. O muro ficou pronto em cinqüenta e dois dias por volta de agosto e setembro, o que deixou a vizinhança atemorizada, pois sabiam que Deus havia ajudado. E Tobias continuou a enviar cartas para intimidar Neemias.

ORGANIZAÇAO – O líder deve ter ciência de todas as...
tracking img