Os mitos e a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como objetivo mostrar conteúdos relacionados a mitos e filosofia são temas que vem sendo abordados desde as sociedades antigas mais de conhecimento recente.
O mesmo relata assuntos que foram estudados como a origem da filosofia e seus fundamentos abordam também como surgiu os mitos e sua origem. Neste contexto iremos justificar com coerência os pensamentosdos filósofos que buscavam reflexões sobre o mundo e a vida, como diz Sócrates uma vida sem reflexões não merece ser vivida. Também iremos falar um pouco sobre os pensamentos mitológicos que apesar das oposições essas posições enfrentadas entre eles foi o bastante para ser compreendida sua importância para os estudos da historia.



2 DESENVOLVIMENTO
A filosofia nasceu na Grécia antiga noséculo VI A.c o surgimento se da na Jônia, cidade - estado da Magna Grécia com os pré-socráticos que procuravam a arché princípio primeiro de todas as coisas, a palavra filosofia significa, pilhos: amigo e shophia: sabedoria.
A filosofia poderia sim ter surgido em qualquer outro lugar ou em outra época mais tudo o que aconteceu foi para que acontecesse naquele lugar naquele momento, pois a Gréciase encontrava no auge de sua cultura era ativa e o comercio com outros povos trouxe vários conhecimentos como: a geometria, astronomia, matemática, e escrita e religiões de outros povos que foram aos poucos se misturando com as religiões e as culturas gregas.
Com esses novos conhecimentos adquiridos que se circularam na região da mesopotâmia nessa época surgi alguns homens, os filósofos, essesforam os primeiros a não mais usar os mitos como forma de explicar o mundo o seu surgimento e provavelmente foram os primeiros a explicar a origem do universo pelos meios de conhecimentos adquiridos na época. O conhecimento gradativamente surgiu em substituição aos mitos e crenças religiosas, na tentativa de compreender o mundo e os seres que nele habitam. Os mitos são narrativa sobre a origem dealguma coisa, origem dos astros, terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, do bem, do mal, dos instrumentos de trabalho e das raças.
A palavra mito vem do grego mithos, para os gregos mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, pois confiam naqueles que narram, a autoridade vem de fatos que eles testemunharam diretamente dequem narrou. Eles também acreditam que essas pessoas são escolhidas dos deuses, poetas, sacerdotes e autoridades que são respeitadas pela sociedade daquela época.
Temos dois grandes representantes dessa tradição que foram Homero e Hesidorio. Homero foi responsável por duas obras clássicas ilíada e odisséia, o poeta Homero na ilíada, epopéia, que narra a guerra de tróia em certas batalhas, ostroianos eram vitoriosos e em outras a vitoria cabia aos gregos. A filosofia explica a origem dos mitos como a maneira que os gregos encontraram de passar mensagem para a sociedade com o intuito de preservar a memória e a historia de seu povo.
Será exemplificado o mito sobre a criação da mulher: a primeira mulher surgiu com uma represália de Zeus contra o roubo do fogo por prometeu. O filho dejápeto, sobre todos hábil em suas tramas apraz de furtar o fogo afundando minhas entranhas; grande praga para te e para os homens vindouros para esse em lugar do fogo eu darei um mal e todos se alegrarão nos ânimos, mimando muito esse mal. Disse assim e gargalhou o pai dos homens e dos deuses; então ínclito, henfesto muitos velozmente terra a água mistura e ai por humana voz e força e assemelhar derostos as deusas imortais esta bela e deleitável forma de virgem; e a Atena ensinar os trabalhos em seu peito Hermes mensageiro... Mentiras e sedutoras palavras e dissimulada a conduta forjou por desígnios de Zeus... E essa mulher pandora por que todos os que têm olímpica camarada deram-lhes um dom, um mal aos homens que comem pão.
Esta mulher de que se refere o mito foi dada de presente para...
tracking img