Mito e filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS

MITO E FILOSOFIA

RONEISA AZEVEDO SUDÓ

Síntese apresentado para obtenção de nota no Curso de Bacharel em Ciências Contábeis daUniversidade Paulista, na disciplina de Ciências Sociais, orientada pela docente Gorett Moda.

SANTARÉM-PARÁ
2012

Mito e a Filosofia

O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinhamsido no passado imemorial, voltando-se para o que era antes de tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia ao contrário preocupa-se em explicar como e porque no passado e presente e nofuturo.
O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia ao contrario explica a produção natural das coisaspor elementos e causa naturas e impessoais. O Mito falava urano, ponto e gaia, a filosofia fala em céu, terra e maro mito narra a origem dos seres celeste (os astros), terrestre (plantas) animais,homens e marinhos pelos casamentos de gaia com urano e ponto. A filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatros elementos: úmidos, seco, quente e frio, ouagua, terra, fogo e ar.
O mito não se importava com contradição, com fabuloso e incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narração míticos, como também porque a confiança e acrença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A filosofia ao contrario, não vem da pessoa dos filósofos, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.
As noções de civilização,progresso e desenvolvimento vão sendo substituídas lentamente pela diversidade cultural, já que aquelas não mais se justificam. Segundo Platão, o certo uso do mito é necessário onde a discurso, razão epalavra não consegue ainda atingir seu objetivo, ou seja, aquilo que era apenas fantasioso, imaginário, ganha destaque por seu valor prático na formação do homem.
Embora o homem deseje conhecer a...
tracking img