Os maias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
M 8

Os Maias

Índice

Paginas:

Introdução…………………………………………………….3

Caracterização de uma personagem……………………. …4 e 5

Análise de um episodio………………………………………6, 7 e 8

O espaço na Obra…………………………………………….9 e 10

Características estilísticas……………………………………11 e 12

Conclusão………………………………………………………13

Introdução

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, relativamente ao estudo dosMaias, foi pedido pela professora a realização de um trabalho sobre um
episodio, eu escolhi o Jantar no Hotel Central. Este episódio representa uma crítica
de costumes da sociedade da época por parte do autor, Eça de Queirós.
Com a realização deste trabalho pretende-mos aprofundar os
conhecimentos que temos sobre esta obra bem como do autor, a sua escrita e
a natureza das suas criticas.Caracterização de uma personagem

Maria Eduarda

Caracterização Física
Maria Eduarda era uma bela mulher: alta, loira, bem feita, sensual mas delicada, "com um passo soberano de deusa", é "flor de uma civilização superior, faz relevo nesta multidão de mulheres miudinhas e morenas".  Era bastante simples na maneira de vestir, "divinamente bela, quase sempre de escuro, com um curto decoteonde resplandecia o incomparável esplendor do seu colo"

Caracterização psicológica
Podemos verificar que, ao contrário das outras personagens femininas Maria Eduarda nunca é criticada, Eça manteve sempre esta personagem à distância, a fim de possibilitar o desenrolar de um desfecho dramático (esta personagem cumpre um papel de vítima passiva). Maria Eduarda é então delineada em poucostraços, o seu passado é quase desconhecido o que contribui para o aumento e encanto que a envolve.                           A sua caracterização é feita através do contraste entre si e as outras personagens femininas, mas e ao mesmo tempo, chega-nos através do ponto de vista de Carlos da Maia, para quem tudo o que viesse de Maria Eduarda era perfeito, "Maria Eduarda! Era a primeira vez que Carlosouvia o nome dela; e pareceu-lhe perfeito, condizendo bem com a sua beleza serena."                                                                                                          Uma vez descoberta toda a verdade da sua origem, curiosamente, o seu comportamento mantém-se afastado da crítica de costumes (o seu papel na intriga amorosa está cumprido), e esta personagem afasta-sediscretamente de "cena". 

Análise

O Jantar do Hotel Central; episódio da vida romântica

Neste jantar, as principais figuras proporcionam a Carlos um primeiro contacto com o meio social lisboeta. Este jantar pretende homenagear o banqueiro J. Cohen. Apresenta-se a visão crítica de alguns problemas sociais, bem como proporciona a Carlos a visão de Maria Eduarda.
Também a literatura e críticaliterária são discutidas. Tomás de Alencar, poeta ultra-romântico, opõe-se ao realismo e ao naturalismo, revelando incoerência quando condena no presente, o que cantara no passado. Sem mais argumentação, refugia-se na moral, considerando o realismo/naturalismo imoral. É um desfasado do seu tempo, defende a crítica literária de natureza académica. Este opõe-se a João da Ega, defensor da escolarealista/naturalista.
Ega exagera e defende o cientificismo na literatura. Não distingue ciência e literatura.
Nesta discussão entram também, Carlos e Craft, recusando simultaneamente o ultra-romantismo de Alencar e o exagero de Ega. Craft defende a arte como idealização do que de melhor há na natureza, defendendo a arte pela arte. O narrador concorda com ambos.
As finanças são também um tema debatido nestejantar. O país tem necessidade dos empréstimos ao estrangeiro. Cohen demonstra o seu calculismo cínico quando, ao ter responsabilidades pelo seu cargo, afirma que o país vai direitinho para a banca rota.
Outro tema também focado é a história e a política, cujos intervenientes são Ega e Alencar. O primeiro, aplaude as afirmações de Cohen, defende uma catástrofe nacional como forma de acordar o...
tracking img