Sistema de posicionamento global (gps)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista - UNIP

SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL
(GPS)

São Paulo, 19 de novembro de 2010
TIAGO MACIEL DE OLIVEIRA

SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)

Trabalho do curso de Ciência da Computação apresentado como parte das atividades vistas em sala de aula para obtenção de conhecimento em telecomunicações da Universidade Paulista -UNIP.

Profº orientador: Agostinho Sanchez Riofrio

São Paulo, 2010
RESUMO

A utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS) facilita amplamente todas as atividades ligadas a posicionamento de baixa, média ou alta precisão em escala global, assim como o nome sugere. Em conjunto com outros sistemas de comunicação têm-se criado novos conceitos de posicionamento. Enumerar aplicações queutilizam posicionamento que não estejam ligadas ou em fase de envolvimento com o GPS é extremamente difícil. Abordaremos a estrutura que compõe o GPS e as inúmeras aplicações que crescem e se popularizam continuamente.

Sumário

Situação problema 5

1 Redes via satélite 6

1.1 Introdução 6

1.1.1 Órbitas 6

1.1.2 Categorias de satélites 8

2 Sistema de posicionamento global (GPS) 92.1 Introdução 9

2.1.1 Trilaterização 10

2.1.2 Medindo distâncias 10

2.1.3 Sincronização 10

2.2 Aplicações 11

2.2.1 Histórico 11

2.2.2 Navegação 11

2.2.3 Posicionamento de objetos e dados no espaço 12

2.2.4 Agricultura de precisão 12

2.2.5 Correção geométrica de aerofotos e imagens de satélite 13

2.2.6 Segurança contra furto de veículos 13

2.2.7 Meio ambiente 132.2.8 Uso militar 14

Conclusão 15

Referências bibliográficas 17

Situação problema

Considerando aspectos de importância mundial discutiremos a utilização de um recurso de posicionamento, que atenda entre outros fatores:

• Redução de custos, tanto financeiros quanto naturais

• Alta precisão

• Aplicações destinadas a usuários civis e militares• Possibilidade de incorporação a outros sistemas

• Alcance global

Suponhamos, portanto uma situação em que um viajante, numa cidade desconhecida para ele, consiga deslocar-se de forma precisa ou mesmo o controle e combate de um desmatamento ilegal na floresta amazônica ou até mesmo a redução de mortes de civis inocentes em uma guerra.

Buscando a solução deste e de diversosoutros problemas apresentamos o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Redes via satélite

1 Introdução

Uma rede via satélite trata-se de uma combinação de nós, onde alguns dos nós são satélites, que fornecem comunicação de um ponto a outro na Terra. Neste tipo rede um nó pode ser constituído por um satélite, uma estação terrestre ou um terminal outelefone de um usuário final. Embora satélites naturais possam ser utilizados como nós de retransmissão na rede são empregados satélites artificiais, geralmente com equipamentos eletrônicos instalados para regenerar o sinal que perdeu intensidade durante o trajeto.

As redes via satélite são semelhantes a redes celulares, pois dividem o planeta em células. A transmissão via satélite podeoferecer recursos entre qualquer ponto da terra, independente de sua distância. Essa vantagem possibilita a disponibilização de comunicação de alto padrão em partes subdesenvolvidas do mundo e em pontos de difícil acesso no globo, sem exigir grandes investimentos em infra-estrutura terrestre.

1 Órbitas

Um satélite artificial precisa de uma órbita, a rota na qual se desloca em torno da Terra.Há três tipos de órbitas: polar, inclinada e equatorial.

[pic]

Figura 1.1 – Tipos de órbitas de satélites

O tempo necessário para um satélite realizar uma órbita completa em torno da Terra, denominado de período, é determinado pela lei de Kepler, que determina o período como função da distância do satélite ao centro da Terra. O período é medido em segundos.

Exemplo 1.1...
tracking img