Os impactos dos jogos pan-americanos de 2007 no setor hoteleiro brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPACTOS DOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE 2007 NO SETOR HOTELEIRO BRASILEIRO


Ricardo Luiz Souza e Samantha Kornalewski da Silva

RESUMO

Ao analisar e avaliar a capacidade do Rio de Janeiro para sediar os megaeventos esportivos que virão, no que diz respeito à estrutura hoteleira e condições sociais e de infraestrutura, observar os impactos positivos e negativos que eventos similaresanteriores tiveram sobre a cidade faz-se de grande importância. Tendo em vista políticas e medidas públicas à época dos Jogos Pan-Americanos de 2007, percebe-se uma discrepância de resultados atingidos no que refere aos aspectos sociais em relação a aspectos infraestruturais, apesar de a indústria Hoteleira já apresentar-se madura o suficiente para sediar o evento. Atentando para uma melhor utilizaçãode recursos públicos e privados, e observando os pontos negativos deixados pelos Jogos de 2007, pode-se traçar um caminho de sucesso que abrangerá beneficamente tanto a cidade quanto a indústria Hoteleira.


ABSTRACT

By analyzing and evaluating the ability of Rio de Janeiro to host the mega sport events to come, with regard to the hotel structure and both social and infrastructureconditions, looking at the positive and negative impacts that similar events had on the city before becomes of great importance. In view of public policies and measures at the time of the Pan-American Games of 2007, we find a discrepancy of results achieved in regard to social aspects in relation to infrastructural, although the hotel industry had already presented itself mature enough to host the event.Attending to a better use of public and private resources, and noting the negative items left by the 2007 Games, it is possible to trace a path of success beneficially covering both the city and the hotel industry.

1. Introdução

Em virtude dos iminentes eventos esportivos a serem sediados no Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ambos com grande concentração na cidade do Riode Janeiro, faz-se necessário um estudo de impactos econômicos na hotelaria e turismo da região a partir de eventos semelhantes, a fim de avaliar o que estes trouxeram de positivo e negativo para a indústria hoteleira e turística carioca, bem como para a condição social dos habitantes da cidade.
Em 2007, o Rio de Janeiro também recebeu um grande evento esportivo: os Jogos Pan-Americanos. Atravésda interpretação de artigos e trabalhos acadêmicos, pretendemos traçar um panorama das consequências deste evento para a cidade do Rio de Janeiro, explorando as potencialidades e dificuldades que a cidade apresenta face aos próximos eventos a serem realizados.


2. Dos Fatos

À época da realização dos Jogos Pan-Americanos, criou-se uma grande expectativa quanto à estrutura da cidade do Riode Janeiro, e as impressões já eram boas, como mostrou Authon, em entrevista (DELOITTE, 2007), ao dizer que o ambiente de negócios na hotelaria brasileira vinha amadurecendo de forma significativa. Para a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 não é diferente. Por mais que ainda haja dúvidas em relação à capacidade do Brasil de receber um evento de tamanho porte, a perspectiva é de sucesso,ainda que poucos estudos se proponham a mensurá-lo.
Uma das vantagens do investimento em megaeventos esportivos, segundo matéria da Golden Goal (2008), é o fato de que eles aceleram obras e políticas que deveriam ser incrementadas nas cidades. O legado deixado pelos jogos Pan-Americanos de 2007 já contribui para a realização dos Jogos Olímpicos, em especial no que diz respeito a estruturasesportivas. No entanto, um dos impactos negativos apontados pela população carioca na época de realização dos jogos, de acordo com uma pesquisa coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner (2007), da UniverCidade, residia na deficiência do transporte público e o trânsito dificultoso na cidade, o que significa que devem haver investimentos prioritários voltados a esse setor. Também...
tracking img