Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI Ana Fabrícia L. de Sousa Marciele dos S. Martins

[GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA]
Monografia apresentada à cadeira de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem, setor de Ciências Biológicas e da Saúde, da Christus Faculdade do Piauí, como requisito para obtenção de 3ª nota.

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ –CHRISFAPI BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ANA FABRÍCIA LEAL DE SOUSA MARCIELE DOS SANTOS MARTINS

ADOLESCENTE GRÁVIDA: BARREIRAS BIOPSICOCULTURAIS QUE INTERFEREM NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL

PIRACURUCA 2012

ANA FABRÍCIA LEAL DE SOUSA MARCIELE DOS SANTOS MARTINS

ADOLESCENTE GRÁVIDA: BARREIRAS BIOPSICOCULTURAIS QUE INTERFEREM NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL

Monografia apresentada à cadeira deMetodologia da Pesquisa em Enfermagem, setor de Ciências Biológicas e da Saúde, da Christus Faculdade do Piauí, como requisito à obtenção de 3ª nota. Prof.: Anne Heracléia de Brito e Silva

PIRACURUCA 2012

Dedicamos aos nossos pais, pelo estímulo, carinho e compreensão, pessoas realmente maravilhosas em nossas vidas, que em nenhum momento negaram auxílio, amor e carinho para conosco, que nosmomentos mais difíceis somaram suas experiências e nos fizeram crer que na vida só se vence através da união e do amor incondicional. Dedicação eterna a vocês será o nosso lema. Vocês são nosso exemplo de vida.

Agradecemos primeiramente a Deus, presença constante em nossas vidas, razão maior de podermos estar concluindo este trabalho.

Aos nossos pais, pelo apoio e dedicação para conosco.Obrigada por nos ajudarem na realização deste curso.

Obrigada também à professora Anne Heracléia de Brito e Silva, pelo seu exemplo de vida e dedicação. Obrigada por exigir tanto de nós, isto faz com que nos tornemos melhor do que somos. Valho-me de sua sabedoria e perspicácia constante.

Qualquer que tenha sido o começo do mundo, o fim será glorioso e paradisíaco, muito além daquilo que a nossaimaginação pode conceber [...]. Os homens farão com que a sua situação no mundo seja cada vez mais fácil e confortável; provavelmente eles prolongarão a sua existência e ficarão cada vez mais felizes.

Priestley, 1951.

RESUMO

O objetivo deste estudo é identificar as barreiras biopsicoculturais que interferem na assistência pré-natal. Apresenta-se a importância de se conhecer não apenas asdimensões fisiológicas da gestação, mas também as questões morais e emocionais em meio à gravidez adolescente. A adolescência é uma fase do desenvolvimento do ser humano muito importante para atingir a maturidade biopsicossocial, onde a sexualidade manifesta-se em novas e surpreendentes necessidades e sensações corporais. A gravidez é um processo fisiológico que, se devidamente acompanhada porespecialista transcorre sem graves problemas. A gravidez na adolescência vem ocorrendo em um número substancial de pessoas. O estudo foi realizado em uma Unidade do Programa Saúde da Família, sem amostragem, com a totalidade das gestantes. A percepção da adolescente, os tabus e preconceitos, o papel da família e do parceiro na gravidez foi abordado. Penetrou-se no mundo adolescente, disponibilizandoconhecimento e informação quanto a capacidades e limitações, permitindo a descoberta do eu e sua importância no núcleo familiar e social. Enfatiza-se a efetivação de medidas de assistência de caráter holístico que não apenas curem, mas que possibilitem a prevenção de complicações a saúde da gestante menor de 20 anos.

Palavras-Chave: Adolescência; Barreiras; Família; Gravidez; Percepção. ABSTRACT

The objective of this study is to identify the barriers that interfere with the prenatal assistance biopsicoculturais. Presents the importance of knowing not only the physiological dimensions of pregnancy, but also the emotional and moral issues in the midst of teen pregnancy. Adolescence is a stage of the development of the human being very important to attain maturity biopsychosocial...
tracking img