Os exploradores de caverna - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NETO, Ernesto Alves Silva




O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS






UNIFIMES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS
MINEIROS - GOIAS
SETEMB- 2011 
ASSIS, Ariane Sousa Pereira; BEZERRA, José Vanderlâneo; BANDEIRA,Marcial da; MAIA, Lázara Amalia Oliveira; NETO, Ernesto Alves Silva




O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS






UNIFIMES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROSMINEIROS - GOIAS
SETEMB- 2011 


















Às nossas famílias e amigos pelo incentivo
nos momentos de cansaço, cuja confiançanos levou à conclusão deste trabalho.





AGRADECIMENTOS



Para que pudéssemos concluir este trabalho com êxito necessitamos do apoio de uma pessoa:
- Professora Drª. Taísa Antonello, orientadora deste trabalho, cuja retidão, postura intelectual e amiga sempre foi e será um exemplo.
E para finalizar, um agradecimento a Deus, por ter nos concedido a oportunidade de freqüentar o curso deDireito do Centro Universitário de Mineiros, que nos ajudou a crescer como pessoas e, acima de tudo, intelectualmente.








RESUMO


O livro, o Caso dos Exploradores de Cavernas, foi escrito por Lon L. Fuller, grande professor e jurista, Professor de Jurisprudence da Harvard Law School. O eminente mestre, coloca para discussão, através de uma história fictícia, os velhos temastão polêmicos- e sempre atualíssimos- do direito, desde os primórdios. Quando falamos desde os primórdios, levando-se em conta, que, por exemplo, o Direito Natural, a teoria do jusnaturalismo, é tema de rodas filosóficas à época da Grécia antiga, e perpetua nas publicações doutrinárias, até os dias hoje. Além de posições jusnaturalistas, vemos presentes manifestações que remete-nos aos conceitos dochamado “Direito achado nas ruas”, ou aqueles em que a opinião pública e os movimentos sociais se encontram, além do legalismo, para realizar a justiça. Vemos de forma evidente posições totalmente contrárias e inversamente proporcionais às teorias do “novo Direito”, quais sejam, as posições legalistas, positivistas e até extremadas, pregando a realização do direito através da lei, tão somente dela,ou seja, constitui-se objeto útil e atualizado para o treinamento e estudo do acadêmico de Direito ou até mesmo operador já bacharelado, de tão importante disciplina.

Palavras-chave: Direito natural; excludente de ilicitude; estado de necessidade.






SUMÁRIO



O livro------------------------------------------------------------------------------7 a 12
Posicionamento dosautores deste trabalho-------------------------- 13 a 16
Conclusão---------------------------------------------------------------------- 17
Referências ------------------------------------------------------------------- 18














O LIVRO


O livro conta a estória do desenvolvimento de um caso, tratando de uma ocorrência trágica, com final igualmente sinistro. No ano de 4.299,cinco exploradores de caverna, ou seja, espeólogos amadores, entram em uma caverna, e quando se encontram no interior da mesma, dá-se um deslizamento, fechando a entrada da caverna, isolando-os então do mundo externo, quase totalmente.
Após algum tempo, devido ao fato de terem deixado na sede da sociedade de espeleologia seu destino e não tendo eles retornado aos seus lares, inicia-se uma busca,cujo resultado é a descoberta do local e do desmoronamento da entrada da caverna, onde ocorre, via rádio, o primeiro contato entre a equipe de buscas e os exploradores presos no interior da mesma . Esse contato ocorre vinte dias após o incidente.
Nessa tentativa de resgate, outro desmoronamento acontece, matando dez trabalhadores que realizavam operações com vistas a desimpedir a passagem ou...
tracking img