Resumo "os exploradores de caverna"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Autor: Lon Fuller
Publicação: Estados Unidos em 1949 / Brasil em 1976.

Em princípios de maio do ano imaginário 4.299, cinco membros da Sociedade Espeleológica - organização amadorística de exploração de cavernas -, entraram numa caverna de rocha calcária e quando se encontravam já bem distantes da entrada, houve um desmoronamento de terra, onde foicompletamente bloqueada sua única abertura.
Não voltando para suas devidas casas, o secretário da Sociedade foi avisado pelos familiares, e o socorro enviado ao local do desmoronamento.
Durante as tentativas de salvamente, ocorreram vários outros deslizamentos de terra no qual, em um destes, morreram dez operários que participavam do resgate.
Temia-se que os exploradores morressem de inanição antesque o resgate chegasse até eles. Pois os exploradores haviam levado consigo apenas escassos alimentos, e na caverna não haveria subsistência animal ou vegetal.
No vigésimo dia, foi descoberta a existência de um rádio transmissor no qual passaram a se comunicar com os homens no interior da caverna.
Num desses contatos os exploradores perguntaram quanto tempo ainda levaria para o resgate. E aresposta foi que precisariam de no mínimo dez dias. Então os exploradores procuraram a presença de um médico no acampamento. Perguntando assim qual seria a probabilidade de resistirem sem alimento por mais dez dias. E a resposta foi que seria escassa a possibilidade de sobreviverem.
Depois de oito horas sem o contato os exploradores pediram para falar novamente com os médicos. Whetmore, falando emseu nome e em representação dos demais, perguntou se seria possível a sobrevivência nos próximos dez dias se se alimentassem de carne humana. E a resposta foi que sim. Whetmore, indagou se seria aconselhável que cometessem tal ato, tirando na sorte quem seria o sacrificado, mas nenhumas das autoridades ali presentes quiseram os aconselhar sobre o assunto. Assim, sem respostas, a bateria do rádiotransmissor, se esgotou e as transmissões foram interrompidas.
Whetmore foi quem propôs que eles se buscassem a sobrevivência alimentando-se de um dentre eles e que tirassem na sorte qual seria o escolhido. Inicialmente os outros exploradores hesitaram o ato, mais após um dialogo logo concordaram. Entretanto Whetmore declarou que desistiria e sugeriu que esperassem mais uma semana. Logo foi acusadode violação do acordo proposto por ele mesmo e procederam. A sorte foi lançada em dados que Whetmore carregava nos bolsos.
Na vez de Whetmore, permitido por ele, um dos exploradores atirou os dados no seu lugar. Sendo assim então o escolhido. Foi morto e sua carne serviu de alimento para os outros exploradores que só foram resgatados no trigésimo segundo dia após a entrada na caverna.
Após oresgate os exploradores foram submetidos a tratamentos de saúde. Logo, foram a julgamento pelo homicídio de Roger Whetmore.
O juiz de primeira instancia decidiu que os réus eram culpados do assassinato de Whetmore. O Juiz, seguindo um caminho que era não só correto e sábio, mais também o único que lhes restava em faces legais e citou a lei: “Quem quer que intencionalmente prive o outrem da vidaserá punido com a morte.” N.C.S.A. (n.s.) § 12-A. Assim foram condenados a forca.
Os membros do júri pediram ao chefe do Poder Executivo, para que a sentença fosse temporariamente revertida em prisão de seis meses. Em segunda instancia, o caso foi analisado por quatro juízes: Foster, Tatting, Keen e Handy.
Foster - Este propõe a absolvição dos réus e, faz sua tese em cima do Direito Natural.Afirma que o Direito Positivo é inaplicável ao caso e que este se encontra regido pelo que os antigos escritores da Europa e da América chamavam "a lei da natureza" (direito natural).
Foster usa na sua argumentação também o fato de dez operários morrerem no trabalho de remoção das rochas à entrada da caverna. Afirmando assim, que engenheiros e os demais funcionários públicos envolvidos na...
tracking img