Os desafios dos operadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Centro Universitário Padre Anchieta
Curso Superior de Tecnologia em Logística






Os Desafios Dos Operadores Logísticos

























Jundiaí 2012

[pic]


Centro Universitário Padre Anchieta
Curso Superior de Tecnologia em Logística
.

Os Desafios Dos Operadores Logísticos
AUTOR
Sergio Luiz de Souza RA : 1007600O trabalho sobre dificuldades dos operadores logísticos foi um estudo desenvolvido para o Curso de Logística da Faculdade Centro Universitário Padre Anchieta.

Orientador: Professor José Antonio de Souza Dias



Jundiaí, abril de 2012






Sumário

1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. OBJETIVOS
4. JUSTIFICATIVA
5.FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
6. HIPÓTESE(S)
7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8. METODOLOGIA DA PESQUISA
9. CRONOGRAMA
10. BIBLIOGRAFIA
























































INTRODUÇÃO

Atualmente a competitividade sistêmica tem representado um diferencial competitivo nas empresas do século XXI. Diante daconcorrência acirrada, se faz necessária a utilização das mais diversas tecnologias e métodos para aperfeiçoar e administrar os recursos fabris disponíveis. Com estas exigências, as empresas buscam soluções em métodos que buscam diminuir o custo do produto e maximizar a sua produtividade, tal como ampliar a utilização dos recursos disponíveis garantindo assim a qualidade do produto final.
Noinicio do século XX com a explosão da cultura de produção em massa desenvolvido por  Frederick Taylor e Henry Ford, a produção industrial visava apenas a maximização dos lotes não se importando grandemente com a armazenagem e distribuição dos produtos finais. No sistema de produção em massa, as empresas eram obrigadas a arcar com grandes custos de armazenagem de insumos produtivos, tais como produtosacabados e sendo obrigadas a dispor de espaços físicos que poderiam ser mais bem utilizados e a possibilidade maior de problemas referentes à qualidade.
Com a chegada de novas tendências como o sistema Lean Manufacturing ( Criado no Japão por Sakichi Toyoda \ Kiichiro Toyoda \ Eiji Toyoda e TaiichiOhno.), o foco das empresas de manufatura virou-se para estudos de otimização da capacidadeprodutiva deixando como segundo plano a armazenagem na visão sistêmica das organizações. Com base no cenário que estava em constante mudança, porém com um nicho mercadológico claro para a armazenagem e distribuição, surgiram os operadores logísticos. Os operadores logísticos apareceram como uma solução para grandes e pequenas empresas que com a terceirização dos serviços logísticos de armazenagem edistribuição, teriam apenas que se ocupar com o a sua atividade principal, a manufatura.
Para que o serviço de terceirização da logística através dos operadores logísticos fosse difundido mundialmente, teve como fator mor, a intrínseca necessidade de globalização das operações logísticas devido às expansões dos horizontes comerciais, impulsionados por tecnologias como a internet que tornam acada dia o mundo globalizado menor, tecendo uma teia que liga partes distantes do planeta através do e commerce ( Soares \ Junior, 2010 ).


AS NOVAS TENDÊNCIAS MERCADOLOGICAS, O FATOR DE RENOVAÇÃO;


Conforme Reis ( 20012 ), um dos fatores que mais causam custos nas operações logísticas é a depreciação dos veículos. Devido a necessidade de se transportar os produtos cada vez mas longe,graças as quebras de barreiras geradas pelo E commerce, se faz necessário o traçar de uma teia logística complexa, que demanda de muitas exigências dos veículos devido as distancias a serem percorridas. Para se apresentar um serviço logístico de qualidade, as empresas devem efetuar a manutenção e renovação periódica de seus veículos, afim de se estabelecer um padrão mínimo de qualidade para...
tracking img