Os desafios do processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Desafios do Processo Ensino-Aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos.


JUSTIFICATIVA

A Educação de Jovens e Adultos-EJA- é uma modalidade de ensino que atende jovens e adultos que não tiveram escolarização na idade apropriada e tem o objetivo de restaurar o direito à educação negada aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidade para a entrada e permanência nomercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente. Mesmo que saber ler e escrever seja um direito assegurado pela Constituição brasileira, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional-LDB nº 9394/96 art. 4º que assim diz: Inciso I – “Ensino Fundamental obrigatório e gratuito inclusive para os que não tiveram acesso na idade apropriada”. O Brasil ainda detém o maior número deanalfabetos absolutos do continente. Dados da UNESCO apontam que mais de 960 milhões de adultos no mundo são analfabetos. No Brasil, 75% das pessoas de 15 a 64 anos não sabem ler, escrever e calcular plenamente. A UNESCO preconizou para o Brasil atingir até 2015 um índice de 6,7%. Esses dados são fruto da ausência ou da descontinuidade de políticas públicas para a modalidade e se expressam nasdificuldades encontradas no processo de alfabetização de jovens e adultos.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A trajetória da EJA é marcada pela desigualdade política, social e econômica. Visto que, a educação de adultos no Brasil surgiu com os jesuítas e visava à catequização, trabalhos manuais e ensino agrícola, distanciando da leitura e da escrita.
A educação básica de adultos começa a seestabelecer no Brasil a partir da década de 30, quando a sociedade passava por grades transformações e o sistema de ensino educacional começa a se firmar. Ocasionado pelo crescimento do processo de industrialização e a grande invasão da população nos centros urbanos, o ensino passou a ser gratuito e atingia cada vez mais setores sociais. O Governo Federal impulsionava a ampliação da educação elementar,traçando diretrizes educacionais para todo o país.
Nos anos 40 ocorreram grandes mudanças na educação de Jovens e Adultos, com a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino. No final da ditadura de Vargas, com a efervescência política e redemocratização a sociedade passou por grandes crises. Surgindo grandes criticas quanto aos adultos que eram analfabetos. A educação ganha destaque com aCampanha de Educação de Adultos lançada em 1947, que pretendia no primeiro momento uma ação extensiva, que previa a alfabetização em três meses e mais a condensação do curso primário em dois períodos de sete meses. Em seguida uma etapa de ação voltada à capacitação profissional e o desenvolvimento comunitário.
Em 1950, foi realizada a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo, que marcou oinicio de uma nova discussão sobre a educação de adultos.
Nos anos 60, os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizavam no país foram inspirados pelo pensamento pedagógico de Paulo Freire.
Nos anos 70, o Mobral cresceu por todo o território nacional, diversificando sua atuação. A mais importante das iniciativas do Programa de Alfabetização foi o PEI –Programa de Educação Integrada, que condensava o antigo curso primário, abrindo a oportunidade de continuidade de estudos para os recen-alfabetizados e também aos analfabetos funcionais.
Nas décadas de 80 e 90 os educadores passaram a buscar novas propostas de ensino. Nos anos 90 surgiram grandes empecilhos e o governo não deu apoio à Educação de Jovens, que passou por grandes problemas em busca deum ensino de qualidade.
Em 2003, o MEC anunciou que a alfabetização de jovens e adultos seria uma prioridade do Governo Federal. Foi lançado o Programa Brasil Alfabetizado para cumprir a meta de erradicação do analfabetismo.
Vimos neste breve histórico que a EJA apresentou muitas variações ao longo do tempo, demonstrando estar estreitamente ligada às transformações sociais, econômicas...
tracking img