Os crimes contra a dignidade sexual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

NAYARA MENDONÇA 0811010377

Os crimes contra a dignidade sexual: a tutela jurisdicional e respectivas ações penais

Professor Orientador - Norberto Mazai

Brasília – DF
20111 - TEMA

Os crimes contra a dignidade sexual.

2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA

A tutela jurisdicional e respectivas ações penais.

3 - INTRODUÇÃO
Os crimes de natureza sexual, quepodem envolver violência física ou moral, precisam ser tratados de forma adequada, tendo em vista sua matéria tão delicada e importante. Desde que dentro dos limites estabelecidos pela ConstituiçãoFederal de 1988, é direito inerente à pessoa, dispor do próprio corpo da forma como lhe aprouver. Violar a vontade da pessoa com condutas sexuais criminosas, obrigando-a a prática de ato libidinoso,qualquer que seja sua espécie, é reprovável e repugnante, dessa forma, a vítima de um crime sexual tem sua dignidade brutalmente atingida.
Com esse trabalho, pretendo mostrar anecessidade do emprego de esforços, direcionados à criação de estratégias, para solucionar o quadro atual e contribuir com a busca do aperfeiçoamento de estudos dos crimes dessa natureza, nos levando assim, aconstruir uma sociedade preparada para lidar com esse fenômeno.

4 - JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem sua relevância no ordenamento jurídico. Aborda o aspecto psicológico, que é fortementecomprometido em se tratando de vítimas de violência sexual, e o aspecto processual, no qual se dá o estudo das ações cabíveis a cada tipo penal incriminador. Mostra-se de grande importância também devidoàs mudanças ocorridas na legislação no ano de 2009, no que se referem aos tipos penais incriminadores dos crimes contra a dignidade sexual.
A identificação da violência sexual e aconsciência de que esta deve ser coibida é de extrema relevância. Há que se verificar a extensão dos danos causados e assegurar à vítima real proteção à sua dignidade enquanto pessoa e acima de tudo fazendo...
tracking img