O significado do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O significado do trabalho

O trabalho é condição humana

“Trabalho é o ato de depositar significado humano à natureza.” (Davel).

Apenas o ser humano é capaz de produzirpara sua própria satisfação, não apenas para si ou sua prole. O homem interage com o ambiente, não apenas por uma necessidade fisiológica, mas livremente, portanto o trabalho é inerente do homem.Somente o homem altera a natureza, a coloca em movimento e é o único que controla e regula essa troca .Segundo Davel (1996, p. 140).

A troca humana com anatureza diferencia-se da troca animal pela transcendência. Em seu metabolismo com a natureza, animal/natureza transformam-se no limite estrito da díade que se estabeleceu. Para os homens, cada relação coma natureza é maior do que ela mesma: pela linguagem e pelo trabalho (não necessariamente nesta ordem), cada troca humana incorpora-se ao ser e ao vir a ser do homem, compondo agora sua historicidade.O trabalho do homem tem a intencionalidade e a capacidade de construir, porque o seu trabalho é realizado de forma cognitiva. Isso faz o trabalho ter significado e com propósito, fato de serindividual de cada ser humano.

O trabalho e o emprego

O trabalho visto como uma atividade dirigida, com foco, pode ser dividido em dois: Trabalho não remunerado (toda atividadehumana) e Trabalho remunerado (emprego / Stricto Senso). Tudo que o homem faz é trabalho, mas uma parte deste trabalho é o emprego, que confere ao ser humano uma identidade (marca, rotulo). Por essemotivo todo debate que há na sociedade, sobre o trabalho, na realidade é sobre o trabalho stricto senso, ou seja, o emprego.
O Emprego, uma ocupação remunerada. É a função e a condição quetrabalham, em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Então para que o trabalho se torne emprego tem que haver uma remuneração, salário, que pode ser, formal ou...
tracking img