Os astecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Astecas Os astecas foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana que surgiu entreos séculos XIV e XVI, no território correspondente atualmente ao México.Os Astecas eram governados por uma Monarquia eletiva e organizavam-se em diversas classes sociais, tais como nobres, sacerdotes,guerreiros, comerciantes e escravos, além de possuírem uma escrita pictográfica e com dois calendários: astronômico e litúrgico. Na cultura asteca, deve-se prestar a atenção especial em três aspectos: A religião, a tecnologia e no comércio... A religião Asteca era constituída de sacrifícios humanos principalmente em oferendas ao ¨ Deus da Guerra ¨... A tecnologia já era avançada com Chinampas((ilhas artificiais construídas no lago, com canais divisórios), além disso sua vasta rede de comércio com sistema de administração tributária...
A sociedade asteca era rigidamente dividida. O gruposocial dos nobres eram formados pela Família Real, sacerdotes e dos chefes de grupos guerreiros: como Os Jaguares e as Águias , mas também podiam participar alguns plebeus que tivessem feito algumato extraordinário... Haviam também outros grupos formados de Escravos, lavradores e artesões.
Os Astecas eram politeístas e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a¨engrenagem¨ do mundo deixaria de funcionar. O Deus mais venerado era Quetzalcóatl, a serpente emplumada. Os sacerdotes formavam um poderoso grupo social, encarregado de orientar a educação dos nobres,fazer previsões e dirigir as cerimônias rituais, segundo o que foi divulgado pelos conquistadores o derramamento de sangue e a oferenda do coração de animais e de seres humanos eram ritosimprescindíveis para satisfazer os deuses, contudo se considerarmos a relação da religião com a medicina encontraremos uns cem números de ritos.
Na civilização Asteca era mais comum a prática...
tracking img