Os astecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitos outros deuses antigos eram relacionados com forças naturais. Os astecas acreditavam que deferiam agradar a esses deuses se quisessem que suas plantações crescessem. Tlatoc era o deus da chuva. No início da primavera, sacerdotes matavam crianças em sacrifício a ele. Quanto mais as crianças chorassem, mais os sacerdotes acreditavam que iria chover naquele ano. Xipe Totec, o deus dafertilidade, ajudava a fertilizar a terra.
Nem todos os deuses e deusas tinham sede de sangue. A deusa Xilonen, por exemplo, era a delicada e gentil protetora das novas plantações de milho, adorada por pessoas comuns, particularmente por camponeses e jardineiros. Ela deve ter atraído tantos adoradores quanto os temidos deuses Tlaloc ou Coatlicue.
SACRIFICIO DE SANGUE
As pessoas acreditavam queHuitzilopchtli devia constantemente receber orações e ser alimentado com sangue humano, ou morreria. Se isso acontecesse, o Sol não mais se moveria pelo céu, a Terra ficaria escura e fria, e todas as criaturas pereceriam. Sacrifícios de sangue também expressavam os mitos astecas sobre a criação: no inicio do mundo todos os deuses teriam se sacrificado para dar vida ao Sol.
Os astecas constantementeinvadiam os estados vizinhos. Eles necessitavam de muitos prisioneiros para matar e, dessa forma, dar vida a seu deus. Criminosos e escravos especialmente comprados podiam também ser sacrificados. Homens que eram sacrificados tinham a certeza de uma vida feliz após a morte. Por quatro anos, eles seriam “acompanhantes do Sol”, e então voltariam à terra como despreocupados beija-flores ou borboletas.
ASRAZÕES
Esses sacrifícios humanos parecem horríveis para nós, mas devemos lembrar que toda a civilização asteca dependia da chuva, do Sol e da promessa de uma boa colheita. Sem esses “favores dos deuses” muitas pessoas poderiam morrer.
Os sacerdotes provavelmente achavam válido matar alguns homens para assegurar que todos os outros sobrevivessem. Também devemos lembrar que o sofrimento era comumna sociedade asteca. Homens e mulheres morriam subitamente. Talvez, como não conheciam nada diferente, aceitassem a violência como parte da vida normal.
Viajantes espanhóis contavam que as vitimas oferecidas em sacrifício atiravam-se ao chão voluntariamente, esperando ser mortas.
TEMPLOS E SACERDOTES
Os astecas acreditavam que sua capital havia sido construída em local sagrado. Era o pontocentral do universo. Haviam sido guiados até Huitzilopochtli, que lhes enviara um sinal: a visão de uma águia pousada num cacto. Em memória dessa visão divina, eles construíram um enorme templo no centro de Tenochtitán.
Quase todos os templos astecas foram destruídos, mas podemos saber como eram pelas pinturas mostradas nos códices, por descrições de testemunhas e pelas ruínas de templos em terrasvizinhas. Eram altos, na forma de pirâmides, com uma “casa” quadrada para a estátua do deus no alto de uma plataforma para sacrifícios do lado de fora. As paredes do templo eram ricamente decoradas e entalhadas, e a base da pirâmide era guardada por outras estatuas – de homens, monstros e deuses. Algumas vezes uma pulha de crânios se formava nas proximidades, cheia de cabeças decepadas. O sangueescorria pelas escadas do templo e chegava às calçadas próximas.
SERVOS DE DEUS
Os sacerdotes e sacerdotisas desses templos proporcionavam uma visão impressionante: para mostrar que eram um grupo sagrado dentro da sociedade, usavam roupas escuras e pintavam a pele de preto. Deixavam os cabelos crescer e quase não se banhavam. Seus olhos eram vermelhos por causa da fumaça de incenso e da falta desono. Jejuavam e torturavam-se, tentando agradar aos deuses. Às vezes o sangue de suas vítimas espirrava neles, deixando-os com cheiro de carne podre. Viviam juntos em centros de estudos, eram bem-educados, habilidosos, dedicados e extremamente poderosos.
O FIM DO IMPÉRIO ASTECA
Em 1519, o tlatoani Montezuma ouviu estranhas histórias contadas por oficiais do governo chegados de partes...
tracking img