Os 5 sentidos de um bovino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão: Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, no qual os permite distinguir as cores (enxergar colorido) e não somente ver branco e preto. Entretanto, eles não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, (as cores que melhor visualizam, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde). Fazendo com que eles tenham uma habilidade diferente daque possuímos.
Uma característica importante é a localização dos olhos, que nos bovinos estão numa posição mais lateral, (espécies de presas potenciais). Diferente dos predadores, que possuem os olhos numa posição mais frontal (como ocorre nos seres humanos). A localização lateral permite um campo visual bem mais amplo (345º) que o nosso (180º), mas esta condição não permite uma boa visãotridimensional, resultante da combinação das imagens colhidas pelos dois olhos formando uma só imagem em nível cerebral.
Sendo assim, os bovinos apresentam grande parte da visão monocular (quando as imagens captadas pelos olhos direito e esquerdo são caracterizadas de forma independente em nível cerebral), o que resulta em dificuldade para o animal avaliar o ambiente quanto à profundidade (que é melhoravaliada quando as informações captadas pelos olhos direito e esquerdo formam uma só imagem em nível cerebral, caracterizando a visão binocular). Tal condição deve ser considerada durante o manejo, uma vez que situações que exijam dos bovinos a capacidade de discernir entre uma sombra ou um buraco ou mesmo a altura de um degrau podem gerar dificuldades ou atraso no desenvolvimento do manejo.Cobertura Reflexiva no fundo do olho: A maioria dos ruminantes tem uma cobertura reflexiva no fundo de seus olhos que chama-se Tapetum lucidum que atua como um intensificador da luz que penetra no olho, permitindo que vejam bem em condições de luz escassa. Estima - se que um bovino pode ver quatro vezes melhor que um humano sob condições de baixos níveis de iluminação. Essa cobertura reflexiva é a quebrilha quando se dirige a luz de um farol aos olhos do animal.

Audição: A audição dos bovinos é semelhante à dos humanos. A maior preocupação com barulho durante o manejo é o fato de que sons estranhos ou excessivamente altos podem assustá-los, o que impedirá a movimentação desejada.
Os animais que são mantidos em regime de pastagens, livres e com movimentação tranqüila, são muitos sensíveisao som de alta freqüência. Nota-se esta situação em animais mantidos em confinamentos e animais criados a campo, e esta sensibilidade é aumentada quando os animais bovinos são criados em regimes extensivos e em ambiente muito próximo ao natural.
Se formos fazer uma comparação entre a capacidade e sensibilidade de audição entre humanos e bovinos, teremos a seguinte situação:
- O ouvido humanotem uma capacidade de audição entre 1.000 e 3.000 Hz, enquanto nos bovinos, essa capacidade é de 8.000 Hz. Mas podem ouvir com facilidade até 21.000 Hz. No entanto caprinos e bovinos apresentam uma dificuldade em localizar os sons em relação aos demais mamíferos. Mas tal deficiência é recompensada pelo fato dos bovinos e caprinos apresentarem uma maior facilidade em cobrir todo o campo visual,razão pela qual não necessitam de um aprimoramento visual.
Em termos de BEM-ESTAR ANIMAL, os bovinos são muito sensíveis a ruídos extremos, que provocam um considerável estresse. Animais levados à exposições em recintos fechados são muito sensíveis a ruídos intermitentes (apitos: microfonia aguda e alta), o que lhes deixam bastante nervosos e indóceis, dificultando a sua apresentação em pistas.Olfato: As células olfatórias são quimiorreceptores das moléculas transportadas pelo ar. Os bovinos são capazes de distinguir vários odores através da depressão ou aumento de impulsos que chegam ao sistema nervoso central vindo dos receptores nasais e interpretado pelo centro olfatório no cérebro. Bovinos possuem senso olfativo mais aguçado do que ser humanos, conforme apresentado pela recepção...
tracking img