Os 4ps e 4cs do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4P`s, 4C`s e o Mix de Marketing

Em um mercado competitivo que cada dia exige um diferencial e com uma nova cara devido ao conceito crise, vamos trocar algumas idéias sobre o que chamamos de os4P`s e os 4C`s.
Nosso amigo e intelectual McCarthy classificou uma ferramenta muito interessante, que damos o nome de Mix de Marketing, composto pelos 4P`s:

Produto;
Preço;
Ponto;
Promoção;

OMix de Marketing deve ser entendido como uma ferramenta a favor da gerência organizacional para que exerça influencia direta sobre os canais comerciais e influencie os consumidores.
Muito se houvefalar sobre os 4P`s, porém a crítica aborda que os mesmos estão com a visão voltada direta aos vendedores e não a visão do consumidor. Diante dessa situação, encontramos Robert Lauterborn sugerindo queos Vendedores devem estar com a visão dentro dos 4C`s:

Cliente (solução para o);
Custo (para o);
Conveniência;
Comunicação;

Descrevemos acima os conceitos dos 4P`s e os 4C`s, para exemplificarmelhor e que fique para o entendimento geral, vamos fazer um comparativo abaixo sobre os 4P`s e os 4C`s:

Produto = Cliente
Preço = Custo
Ponto = Conveniência
Promoção = Comunicação

Claro quelevando esse conceito mais afundo, entendemos que as grandes organizações possuem níveis mais profundos para esses conceitos, uma vez que apresentam uma maior verba para desenvolvimento eacompanhamento.
No caso das pequenas organizações ou para aqueles que possuem o interesse de possuir seu próprio negócio, devemos aplicar o Mix de Marketing de forma clara e objetiva.


Inicie sua idéia como Produto, não esquecendo do Cliente, lembre que você deve agradá-lo.
O Preço deve estar sempre acompanhado de um Custo interessante para o cliente, pois é ele quem vai adquirir seu produto e gerarlucro para sua organização.
O Ponto deve sempre sem Conveniente, não faça seu consumidor procurar demais seu produto, ele pode ficar cansado e comprar o do concorrente.
As Promoções, agora sim,...
tracking img