Webmarketing-cibercliente.pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Webmarketing e cibercliente: o Marketing em tempos de “4Ps + 2Ds + 4Cs”
Anelise Rublescki∗

Índice
1 2 3 4 5 Introdução 1 Do Marketing de Massa aos anos 2000 2 Marketing Interativo 4 Cibercliente 5 As ferramentas do marketing Interativo no Webmarketing 7 6 Vantagens do Cibermarketing 8 7 Considerações finais 10 8 Referências 11

Palavras-chave: Webmarketing; Marketing Interativo; MarketingDireto; Cibercliente.

Abstract
Discusses the principles of webmarketing and the characteristics of the new consumer, the cyberclient. Shows ten competitive advantages of Interactive Marketing for e-business, as well as six tools. Proposes that cybermarketing is the result of efforts to "4Ps + 2Ds + 4Cs”, resulting from interaction of traditional marketing mix (“4P”s), with interactivity(Dialogue), provided by the Databases (Data bases) and the consumer’s needs and poinst of view (“4Cs”). Keywords: Webmarketing; Interactive Marketing; Direct Marketing, Cyberclient.

Resumo
Discute os princípios do webmarketing e as características do novo consumidor, o cibercliente. Pontua dez vantagens competitivas do Marketing Interativo para o e-business, detalhando seis de suas ferramentas.Propõe que o cibermarketing é o resultado de esforços no sentido “4Ps + 2Ds + 4Cs”, resultante do somatório do mix de marketing tradicional (“4Ps”), com a interatividade (Diálogo), propiciada pelas bases de dados (Databases) e com a perspectiva e necessidades do consumidor atual (“4Cs”).
Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Ibict - CNPq), doutoranda do PPGCOM daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: anelise_sr@hotmail.com


1

Introdução

De uma forma geral e simplista pode-se afirmar que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços (Kotler 2000). Em outras palavras, pode-se dizer que marketing nada mais é doque entender e atender o mercado.

2

Anelise Rublescki

Um mercado que lida hoje com uma percepção mais clara de que o verdadeiro valor do marketing está na qualidade e na intensidade do relacionamento com os consumidores, especialmente online, em ambiente competitivo de marketing eletrônico (e-marketing) ou webmarketing1 . Sob o signo da interatividade, amparada por refinadas tecnologias ediversas novas ferramentas próprias da constituição do Marketing Interativo, surge uma nova ordem, centrada no relacionamento com o consumidor, o cibercliente. Com o Database Marketing2 geram-se informações pertinentes sobre o cibercliente – quem são, onde estão, quais as necessidades individuais, o perfil, o histórico de relacionamento, suas transações e expectativas – customizando as abordagens ,ampliando-se os recursos para as empresas, as ofertas relevantes e a fidelização, no melhor estilo individualizado do cibercliente desse início de século. O objetivo do presente trabalho é pontuar as características do webmarketing e do cibercliente, evidenciando como praticar um marketing alinhado com um mercado altamente segmentado e competitivo. Detalha seis das ferramentas do MarketingInterativo e pontua dez das vantagens potenciais da sua implementação. O artigo também pretende demonstrar porque em ciberambiente, espeE-marketing é todo marketing que utiliza ferramentas eletrônicas e webmarketing é o marketing praticado em ambiente Web. 2 Ferramenta do Marketing Direto, o Database Marketing utiliza-se da tecnologia para implemento de bancos de dados do público-alvo, otimizando edirecionando o planejamento e as ações diretas de relacionamento. O Database tornou-se indispensável no Marketing Interativo.
1

cialmente na web, o composto de marketing dos famosos “4Ps” evolui para esforços no sentido “4Ps + 2D + 4C”.

2

Do Marketing de Massa aos anos 2000

Durante séculos, as empresas operaram no mercado real, com lojas físicas comercializando seus produtos ou...
tracking img