Origem dos hititas e geografia da anatólia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem dos hititas pode ter início a partir da sua língua, onde se descobriu que eles pertenciam a um mesmo tronco linguístico indo-europeu. Colocou-se então a dúvida se eles teriam chegado aAnatólia pela Europa Central e Oriental ou pela região do Cáucaso. Muitas áreas têm esse mesmo tronco, o que não tornaria válido mais um monopólio europeu. O ponto de origem preciso ainda está sendo alvo depesquisa, mas já conseguesse deduzir uma direção não tão precisa quanto o ponto de partida, mas cujas teorias colaboram para a pesquisa sobre os Hititas. Pode-se falar que eles vieram pelo Estreitode Bósforo por conta da semelhança com o tronco linguístico grego, em que o número cem era escrito “kentum” pelos grupos do oeste europeu e esse mesmo “kentum” era usado pelos Hititas na mesmarepresentação. Porém com o achado arqueológico de uma espécie de oração feita pelo rei hitita Muwatalli (1300 A.C, sem levar em conta que certos costumes religiosos perduram por muito tempo, podendo dar umamargem mais antiga) em que ele fala:
"Deus celeste do sol, pastor da humanidade / Tu emerges do mar, Sol do céu, para o céu tu vais.
Celeste Deus do Sol, meu senhor / Ao homem, ao cão, ao porco, àfera selvagem dos campos tu falas justiça, divindade do Sol, dia à dia".
Dá para extrair desse trecho que ele estava numa região em que existia o mar, coisa que não existia na Anatólia Oriental,sugerindo que eles de fato tenham vindo da região do Cáucaso, parte ocidental do Mar Cáspio, sustentando a ideia de que eles teriam se originado ao leste e se expandido para o oeste. Porém eles poderiamestar pela área oriental do Mar Negro e depois ter ido por suas entradas até o Mar Cáspio. Enfim, é uma bela pluralidade de teorias a respeito da origem dos Hititas.
O Império Hitita compreendia aregião da Anatólia, atual Turquia, com a proteção natural da cadeia montanhosa do Touro que cerca praticamente toda sua extensão pelo Mediterrâneo, ao sul. Para o leste o Touro ainda se estende, mas...
tracking img