Aqueus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.idadeantiga.templodeapolo.net/ver_fato_historico.asp?Cod_periodo=2&value=A Invasão de Aqueus e Eólios na Hélade&periodo=Antiguidade Oriental

http://www.idadeantiga.templodeapolo.net/ver_fato_historico.asp?Cod_periodo=4&value=Os Dórios invadem a Hélade&periodo=Antiguidade Oriental

Os Dórios invadem a Hélade

A civilização micênica havia, pois atingido seu clímax,quando Ia pelos inícios do século XII a.e.c. chegaram à Hélade as últimas levas de invasores indo-europeus, tradicionalmente denominados dórios. É inteiramente impossível, todavia, localizar no tempo um movimento que se processou lentamente e ao longo dos séculos. Uma coisa, porém, parece indiscutível: o incêndio de Hattussa, capital do império hitita na Ásia Menor, com o consequentedesmoronamento deste mesmo império; a ameaça que pesou sobre o Egito por parte dos povos do mar, contida com dificuldade por Ramsés III, bem como a destruição dos grandes centros da civilização micênica, seguida de uma completa ruptura e desagregação politica, religiosa e cultural do mundo aqueu, devem-se à erupção violenta dos dórios.
Partindo do Danúbio ou da Ilíria, esses "gregos" já conhecedores doferro, aguerridos e violentos, penetraram em vagas sucessivas pelo Epiro e, através da Macedônia e da Tessália, lograram apossar-se, grosso modo, de toda a Grécia continental, bem como de várias ilhas, principalmente de Creta, chegando até Rodes.
Dessa grande calamidade sobraram ao que parecem, as ilhas de Eubéia, Chipre e a Ática, com sua Atenas eterna, talvez deixada de lado pela pobreza de seupequeno território.
Ao apagar das luzes do século XI a.e.c, chegou ao fim à catástrofe que submergiu toda a civilização micênica. Exatamente como as invasões dóricas, as migrações aquéias, jônicas e eólicas, fugindo ao vencedor, se fizeram paulatinamente, no tempo e no espaço, em direção a Ásia Menor. Essas migrações são boas acentuar, que já haviam começado em plena época micênica, bem antes,portanto das invasões dóricas e que prosseguiram durante e por causa das mesmas, tiveram continuidade, por motivos outros, sobretudo de ordem política e econômica, ate o século IX a.e.c.
Assim, a época da provável "composição" da Ilíada (século IX a.e.c.), a Grécia da Ásia, reduzida a um esquema muito simples, apresenta-se secionada em três zonas étnicas: ao norte, a Eólida, com as ilhas de Ténedos eLesbos; ao centro, a Jônia, com as grandes cidades de Mileto, Cólofon, Focéia, Éfeso e as ilhas de Samos e Quios; ao sul, a Dórida, com as cidades de Halicarnasso, Cnido e as ilhas de Cós e Rodes.
Com as invasões dórias houve uma completa ruptura e desagregação política, social, religiosa e cultural do mundo aqueu. Durante séculos se afirmou que os dórios haviam "criado" na Hélade duas novidadesde importância capital: a metalurgia do ferro e a cerâmica geométrica e que a conquista do Peloponeso se devera à superioridade das armas de ferro dórias sobre o armamento de bronze dos aqueus. Quanto ao ferro, não foi o mesmo "inventado" nem tampouco usado pela vez primeira pelos dórios. A metalurgia do ferro já se conhecia bem antes na Anatólia e seu monopólio pertencia aos Hititas. Com a ruínado império centrado em Hattussa, o uso do ferro se difundiu pela Palestina e Creta, e depois pela Grécia, possivelmente, isto sim, através dos dórios. A cerâmica geométrica, que predominou na Hélade de - 1100 a 750 a.e.c., não é também uma criação dória: surgiu, na realidade, da arte micênica e, coincidentemente, alcançou seu maior esplendor em terras não dominadas pelos dórios: Atenas e a ilha deChipre.
As grandes "novidades" dórias foram no plano social e religioso. Fortemente organizados em torno de seus chefes militares, os invasores estavam ainda muito presos e ligados à primitiva e belicosa sociedade indo-européia. Reinava entre eles uma patrilinhagem feroz, dada à superioridade do homem como guerreiro. Houve, nesse sentido, um retrocesso muito sério em relação aos reinos aqueus,...
tracking img