Origem dos aditivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
REVISÃO DE LITERATURA.....................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................9REFFERÊNCIAS........................................................................................................10

















INTRODUÇÃO
Segundo o Comitê de Expertos em Aditivos Alimentares formado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) / Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), aditivo alimentar é qualquer substância que enquanto tal não se consome normalmente como alimento, nem tampoucose utiliza como ingrediente básico em alimentos, tendo ou não valor nutritivo, e cuja adição intencional ao alimento com fins tecnológicos (incluindo os organolépticos) em suas fases de fabricação, elaboração, preparação, tratamento, envasamento, empacotamento, transporte ou armazenamento, resulte ou possa preservar razoavelmente por si, ou seus subprodutos, em um componente do alimento ou umelemento que afete suas características (POLÔNIO & PERES, 2009).
As mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira têm sido notáveis nos últimos anos. É perceptível a substituição de alimentos in natura por produtos industrializados, acarretada tanto pelo pouco tempo dedicado ao preparo de alimento ou a alimentação em si, quanto ao preço mais acessível desses alimentos. Tal mudançapropiciou o surgimento ou a expansão de diversas enfermidades como as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) podendo citar o diabetes, a obesidade, etc. (POLÔNIO & PERES, 2009).
Além dessa mudança de hábitos, há o uso cada vez mais frequente de substâncias nos alimentos, seja para aumentar sua durabilidade, ou para melhorar sua aparência, denominados aditivos alimentares, que têm gerado tantasdiscussões quanto à segurança de sua utilização. “Diversos estudos apontam reações adversas aos aditivos, quer seja aguda ou crônica, tais como reações tóxicas no metabolismo desencadeantes de alergias, de alterações no comportamento, em geral, e carcinogenicidade, esta última observada a longo prazo.
Alguns alimentos deveriam trazer especificados no rótulo os nomes completos dos aditivos utilizadosno mesmo. Não é de hoje que são utilizadas substâncias com o intuito de conservar, melhorar a textura ou o sabor dos alimentos, no entanto, eram substâncias de uso comum da população como o sal, o vinagre, etc. Hoje, existem diversas outras, aplicadas na tecnologia de alimentos. Muitos ainda não bem esclarecidos quanto a sua ação no organismo a curto ou longo prazo. É necessário saber aimportância dessas substâncias tanto quanto conhecer um fármaco, incluindo reações adversas ou contra-indicações, principalmente aquelas derivadas de seu uso prolongado (SALINAS, 2002).
Muitas pessoas se dizem contra o uso de aditivos nos alimentos, porém a maioria não consegue avaliar que muitos dos alimentos que elas consomem poderiam até mesmo desaparecer das prateleiras, devido à baixa durabilidade,que uma vez vencida ocasionaria ranço e contaminação do alimento, tornando-o inaceitável para o consumo (SALINAS, 2002).
Diante dessas circunstâncias é muito mais provável que o uso de aditivos prevaleça. No entanto existem normas para qualquer aditivo alimentar estar sob o uso da indústria, e qualquer violação dessas normas está sujeita a duras penas.













REVISÃO DELITERATURA
1 - Origem dos Aditivos
Quanto à sua origem, os aditivos podem ser classificados como naturais e artificiais. Os naturais são retirados diretamente da matéria-prima, como frutas, hortaliças, etc., no entanto, devido ao seu custo mais elevado e menor grau de pureza, os sintéticos tornam-se bem mais utilizados pela indústria. Mas tanto um quanto o outro passam por rigorosos testes, antes...
tracking img