Origem do plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em 1993, no governo Itamar Franco, o ministro da economia Fernando Henrique Cardoso, implantou um plano de estabilização econômica, que ficou conhecido como Plano Real, que veio revolucionar e conseguiu a eliminação da inflação.
O plano Real passou por três fases de implantação: 1° Fase – o PAI; 2° Fase – a URV e a 3° Fase – a Nova Moeda, o real.
Com a implantação do plano real,houve crescimento no setor industrial e agropecuário, e aumento da oferta de emprego, e consequentemente a renda, ou seja, aumentou a demanda nas compras. iu a eliminaç


1993, no governo Itamar Franco, o ministro da economia Fernando Henrique Cardoso, implantou um plano de estabilizaç
1 CENÁRIO ECONÔMICO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL

A economia brasileira estava enfrentando diversosproblemas, principalmente com o estilo de desenvolvimento voltado para dentro do pais, que por um lado foi bom, pois o numero de industria aumentou no pais, por outro lado produziu grande ineficiência na estrutura da produção, consumo e intermediação financeira.
Na década de 90 a economia passou pela integração com o mercado externo. Segundo Lacerda (2004) “no inicio dos anos 1990 o Brasil haviaintensificado os processos de abertura ao exterior, de fomento as privatizações de renegociação de divida externa e de desregulamento do mercado”. O Brasil vinha sofrendo com varias tentativas dos governantes anteriores, com a implantação de planos estabilização econômica, que não conseguiam eliminar a inflação altíssima. Dando prosseguimento Fernando Henrique Cardoso, revogou todas as medidas defavorecimento das capitais nacionais em face dos estrangeiros, privatizou a produção estatal, alterando o relacionamento entre os modos de produção. Com isso o modo capitalista de produção deixou de ser tutelado pelo estado e suas integração ao grande capital global, controlado por residentes nos chamados países centrais, vem sendo sistematicamente fomentada. Neste cenário o papel do estado naeconomia brasileira mudou drasticamente, passando de um estado – empresário, que procurava impulsionar o desenvolvimento econômico definido diretamente onde fatores de produção deveriam ser alocados para um estado regulador e fiscal mudando o foco da simples acumulação de capital para uma busca de eficiência e produtividade.

2 ORIGEM DO PLANO REAL

Durante várias tentativas de eliminação dainflação em 1993, o governo Itamar, liderado pelo ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou um plano econômico de estabilização, conhecido como plano real, sendo apoiado por uma equipe de economistas, o programa de estabilização foi concebido e implantado em três etapas.

1) Estabelecimento do equilíbrio das contas do governo, objetivando eliminando a principal causa da inflação.
2)Criação de um padrão estável de valor, a unidade Real de Valor (URV)
3) Emissão de uma nova moeda nacional com poder aquisitivo estável, o real.

O plano real pode ser visto como a adoção da proposta de reforma monetária, que correspondia a simulação dos efeitos de uma hiperinflação com o convívio de duas moedas, uma boa e uma ruim, com a primeira substituindo ultimo ao longo do tempo. Foiadotado o referencial, a URV (unidade referencial de valor, que tinha por objetivo atrelar o cruzeiro ao dólar, que seria a primeiro passo do real que foi lançado em julho de 1994. A unidade referencial ao valor foi utilizada para restaurar a função de unidade de conta da moeda, que havia sido destruída pela inflação, bem como para referenciar preços e salários.
Em primeiro de julho de 1994, ogoverno decretou a medida provisória do plano real, a apresentação da nova moeda foi feita por meio da exposição do motivo da medida provisória do real, sendo um real equivalente a um dólar.

3 PLANO REAL E A ESTABILIZAÇÃO DA ECONOMIA
Para falar de estabilização vamos defini-la; estabilização deve ser conhecida como um processo onde se alcança a estabilidade, que representa a situação na qual...
tracking img