Origem do direito e direito nas sociedades primitivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem do Direito e Direito nas Sociedades Primitivas

Passo Fundo, abril de 2013
1.Explique qual a relação entre interditos externos e a proibição do incesto. Indique a parte do texto em estarelação fica evidenciada. Para o autor seria possível afirmar que os interditos externos dependem da introjeção de uma regra moral? Fundamentar
E o sujeito, para refrear seus desejos anti-sociais(ou pulsões), deve estar submetido a vários sistemas de interdição( ou repressão). Como dito acima, o primeiro freio cultural foi o tabu do incesto. Este tabu é uma proibição externa ao individuo, ouseja, uma norma construída fora dele, de caráter geral e imposta pela força da união e ameaça de violência. Portanto, para o controle do desejo de gozo absoluto, para o enquadramento do ser ao mundocompartido, foram construídas, inicialmente, as normas proibitivas externas a ele, iniciando com o tabu do incesto.
2.A criação do direito (parte da civilização) tem relação com qual princípio, paraa psicanálise, do prazer ou da realidade? Explique com base no texto.
O princípio da realidade, pois propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade.
3.A fasepré-civilizacional, na qual não há interditos, corresponde a um estágio evolutivo da subjetividade humana. Nessa perspectiva, com base no texto, qual estrutura psíquica do ser humano representa o conjuntode proibições que rompem com o estágio pré-civilizacional? Explique com base no texto.
E o sujeito, para refrear seus desejos anti-sociais (ou pulsões), deve estar submetido a vários sistemas deinterdição( ou repressão). Como dito acima, o primeiro freio cultural foi o tabu do incesto. Este tabu é uma proibição externa ao individuo, ou seja, uma norma construída fora dele, de caráter geral eimposta pela força da união e ameaça de violência. Portanto, para o controle do desejo de gozo absoluto, para o enquadramento do ser ao mundo compartido, foram construídas, inicialmente, as normas...
tracking img