Origem do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem do Capitalismo

O sistema capitalista é caracterizado pelo trabalho assalariado, as propriedades privadas e a acumulação de capital, que é o que chamamos de “riqueza”. O sistema econômicoe social capitalista se baseia na exploração de mercado, no comércio e na divisão dos meios de produção, onde cada trabalhador executa apenas uma determinada função.
Todas essas característicascomeçaram na Europa a partir do momento em que o centro econômico dos feudos foi transferido para as cidades,
lá no começo da Idade Média, dando origem à áreas mais propícias a uma vida econômica, políticae social mais desenvolvida.
Com o tempo e com o mercantilismo essas idéias capitalistas foram se expandindo pelo mundo e junto com isso iniciou-se um processo de produção coletiva em massa, acumulode capital e geração de lucro somente na burguesia e por causa disso iniciou-se também a Revolução Industrial.
A partir daí a força do capital foi cada vez mais se impondo e os critérios dearistocracia foram sendo superados. As primeiras teorias econômicas passaram a existir através de alguns pensadores como: Marx Weber, Emile Durkheim e Karl Marx.

Emile Durkheim era a favor do modo deexploração do capitalismo, Karl Marx promovia o socialismo e já Marx Weber não tinha uma posição entres esses dois sistemas, era neutro.


▪ Emile Durkheim

Na obra de Durkheim destacam-se ascaracterísticas do fato social. Para ele, fatos sociais são maneiras de agir, pensar, sentir, exteriores ao sujeito. Não são como os fenômenos psíquicos, emocionais e nem como os orgânicos.
Fato social é comouma norma coletiva com autonomia e poder de coerção sobre o sujeito, é o poder que a sociedade, tem sobre o individuo.
Durkheim fala muito como se o homem tivesse sua independência e suaindividualidade nula em relação a sociedade.
O individuo seria como um objeto à disposição dessa sociedade, que na pratica comum, os indivíduos tem consciência da sua função e são “usados” pelo grupo, pela...
tracking img