Origem desafio glaucon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) DESAFIO DE GLÁUCON

1.1) A origem

O desafio de Gláucon está inserido na "Républica". A República é uma das mais importantes obrasde Platão, é constituida por dez livros e narra uma conversa informal entre Socrates e os seus interlocutores. Socrates trava com os seus interlocutores profundosdebates sobre diversos temas, desde o discurso sobre a superioridade da justiça em relação à injustiça, passando pela construção da cidade ideal, às reflexõesmetafísicas sobre os dois mundos, etc...

O primeiro livro da Républica é como um "proémio" onde são apresentados os interloucutores de socrates e entre estescomeçam as primeiras discussões com o intuito de definir justiça. Socrates refuta todas as definições de justiça apresentadas pelos seus itnerloucutores.

Apósisto trasiamiaco (um sofista e interloucutor) questiona socrates e diz-lhe que ainda não tinha conseguido definir justiça pois apenas tinha estado a dizer o que ajustiça não era. Apos uma longa discussão trasimiaco acaba por afirmar uma vida injusta é melhor que uma vida justa ("jamais a injustiça será mais vantajosa do quea justiça (...)” (Cf. 354a).

No segundo livro, Glaucon outro interloucutor de socrates, apesar de não concordar com a ideia de Trasimiaco apresenta fortesargumentos que defendem a posição do sofista e desafia socrates a responder-lhes. Socrates acaba por responder aos argumentos de glaucon e leva a sua avante.

Hojeem dia sabemos que os argumentos de socrates não foram os mais plausiveis, assim sendo, um dos mais dificeis trabalhos da ética é responder ao desafio de glaucon.
tracking img