Origem da massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No oriente a massagem faz parte do dia adia e dos tratamentos médicos sendo beneficiadas pessoas de todas as idades. Na cultura ocidental infelizmente, durante muito tempo a imagem foi distorcida ficando restrita aos esportes. De uns anos para cá, principalmente quando passamos a conviver com o estresse globalizado, as pessoas estão descobrindo o valor dos diversos segmentos das massagens: sueca,shiatsu, reflexologia e etc.

O ponto de partida da massagem é a empatia do terapeuta. Deve antes de tudo ser uma pessoa pronta a ajudar o cliente transferindo confiança e energia positiva assim como deveria ser todo profissional de saúde. A massagem não terá nenhum valor se o terapeuta não se colocar no lugar do cliente. Como eu gostaria de estar recebendo essa massagem agora?

A arte decurar através das mãos não é nova. No início do século V a.C. Hipócrates, considerado pai da Medicina, em suas escritas deixou claro que o médico precisa ter muitos conhecimentos, entre eles o da massagem. Hoje a Medicina moderna trabalha com especialistas em cardiologia, ortopedia e etc. Entretanto, só não dá, de sã consciência, para negar o valor da massagem como coadjuvante no tratamento médicoaliviando as tensões.

Vários povos da antiguidade, sempre de uma forma ou de outra foram adeptos à massagem especialmente os romanos. Entretanto, durante a Idade Média, depois da queda do império romano, houve uma regressão das coisas do corpo, da própria educação física em função da ascensão do cristianismo onde o culto ao corpo era um verdadeiro pecado, também chamado por alguns autores de"Idade das Trevas".
A Massagem é uma das mais antigas técnicas de Terapia Corporal, com relatos vindos da antiga China de mais de 3 mil anos. Já a Massoterapia ensinada pela EMAE é uma técnica contemporânea, desenvolvida por Marcos De Tarso, MH, aliando a sabedoria da Tradicional Massagem Oriental com o melhor da Reflexologia, da Manipulação Vertebral, do Tui-ná e do Shiatsu e das TerapiasEnergéticas.
Método EMAE
A Massagem Terapêutica Oriental, de onde se origina a Massoterapia, atua poderosamente sobre a circulação sanguínea, a respiração e principalmente a Energia Vital. Trabalham as cadeias musculares e articulações de todo o corpo, mesclando toques suaves e profundos com alongamentos e trações, das técnicas das Massagens Orientais e também nos campos e pontos reflexos do corpo e norealinhamento vertebral.
- Propicia a expansão energética e abertura do CorpoMente.
- Alinha a coluna, as articulações e os chakras
- Libera tensões físicas e emocionais
- Estimula a circulação sanguínea e linfática
- Melhora a respiração e a postura
- Estimula a renovação celular
- Desintoxica e revitaliza o organismo
- Reequilibra o fluxo da energia vital
- conduz a um estado derelaxamento profundo
- Propicia mais alegria e equilíbrio na vida.
A Massagem é considerada não só uma das mais antigas, mas também uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
Neste curso será transmitida com fidelidade a técnica desenvolvida por Marcos De Tarso, MH, cuja total dedicação a este trabalho possibilitou a difusão.Atualmente a maioria dos profissionais que trabalham com a Massagem, têm origem nas mais diversas técnicas “criadas” por outros profissionais que há anos praticam a massagem clássica ocidental e que com o tempo acabaram distorcendo muito a origem das massagens orientais e agora temos o propósito de restabelecer a eficiência e a beleza do trabalho original, porém com uma visão mais atual.
A quem sedestina:
- Pessoas que querem trabalhar como massoterapeuta
- Pessoas que já atuam na área e desejam se aprofundar em terapia corporal
- Pessoas que desejam aprender uma seqüência de massagem para praticar com a família e/ou amigos (as)
- Pessoas que desejam desenvolver mais sensibilidade e amorosidade
- Aos que buscam autoconhecimento.
PROGRAMA NÍVEL 1:
1. Massagem Terapêutica 1 – seqüência...
tracking img