O uso de drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………………………………………..01
O QUE É A DEPENDÊNCIA PELA DROGA ? ……………………........……… 02
DEPENDÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA………………………………..….02/03
CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS……………... ....…………..…………03/04/05
TIPOS DE DROGAS……………………………………………………………….…7
MOTIVOS PARA O USO DE DROGAS………………….....……………………8/9
HISTÓRICO SOBRE O TABAGISMO……………………...……………...............1
EFEITOS DOTABAGISMO NO ORGANISMO……….....………………………11
............……………………………………13
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………

INTRODUÇÃO

As drogas estão com força total atingindo a sociedade de maneira geral, não importando sexo, idade, profissão, classe social ou etnia. Ainda mais influente do que nos anos anteriores, a dependência física e psicológica das pessoas com relação às drogas, tornou-se algocomum principalmente entre os jovens, a maconha, cocaína, crack, entre outros tipos de drogas são muito mais usados nos dias de hoje, e mesmo com o esforço das autoridades para impedir o tráfico dessas substâncias químicas é praticamente impossível bloquear o comércio para uso dos viciados. O tabaco e o álcool também são considerados tipos de droga, porém são legalizados, e então mais comuns o usodeles, há tempos atrás fumar era um hábito de pessoas de um nível social mais alto, sendo considerado um hábito elegante; o que atualmente já está sendo mais recriminado e dispensado pela geração mais nova que possui o pensamento e a personalidade diferente da geração anterior.

O QUE É A DEPENDÊNCIA PELA DROGA?

A dependência pela droga ocorre quando o indivíduo passa a usar uma droga de formacontínua ou periódica para obter prazer, euforia ou sensação de relaxamento. Algumas pessoas podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.
O dependente caracteriza-se por não conseguir controlar o consumo de drogas, agindo de forma impulsiva e repetitiva. Para compreendermos melhor a dependência, vamos analisar as duasformas principais em que ela se apresenta: a física e a psicológica.

DEPENDÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA
A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando a pessoa para de usar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência. Os sinais e sintomas de abstinência dependem do tipo de substância utilizada e aparecem algumas horasou dias depois que ela foi consumida pela última vez. No caso dos dependentes do álcool, por exemplo, a abstinência pode ocasionar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave denominado "delirium tremens", com risco de morte, em alguns casos.
Já a dependência psicológica corresponde a um estado de mal estar e desconforto que surge quando odependente interrompe o uso de uma droga. Os sintomas mais comuns são: ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, mas que podem variar de pessoa para pessoa.
Com os medicamentos existentes atualmente, a maioria dos casos relacionados à dependência física pode ser tratada. Por outro lado, o que quase sempre faz com que uma pessoa volte a usar drogas é a dependência psicológica, dedifícil tratamento e não pode ser resolvida de forma relativamente rápida e simples como a dependência física.

CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS

EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO:
1. Prejudica o juízo e a memória;
2. Causa transtornos mentais;
3. Causa danos ao fígado, pâncreas, estômago, nervos e outros órgãos;
4. Alucinações;
5. Depressão;
6. Agressividade;
7. Cria-sedependência e tolerância rapidamente, e o organismo exige doses cada vez maiores tentando obter os resultados iniciais.
- Consequências sociais:
1. Diminui a produtividade no trabalho;
2. Causa mau desempenho escolar;
3. Cria marginalização social;
4. Pode resultar em acidente de trânsito (condutor embriagado)
5. Durante tratamento médico, o álcool altera ou anula o efeito dos...
tracking img