Origem das massagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EOMA Escola Oriental de Massagem e Acupuntura

As origens da Drenagem Linfática, da Shantala, do Anma e do Shiatsu.


São Paulo 2012

EOMA Escola Oriental de Massagem e Acupuntura curso de massoterapia

As origens da Drenagem Linfática, da Shantala, do Anma e do Shiatsu.
1º módulo do curso de massoterapia

Adriana Lais Hiromoto França

Trabalho apresentado junto a disciplina deMassagem Oriental – ANMA SENTADO como requisito para média da nota do 1º bimestre do segundo semestre de 2012.

São Paulo 2012

ínDicE

1. A Drenagem Linfática 2. A Shantala 3. O Anma 3. O Shiatsu 5. Bibliografia

pg.04 pg.06 pg.08 pg.10 pg.12

DrEnAgEM LinfáticA _ 04

1. A Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática é uma massagem cuja técnica foi desenvolvida a partir de 1932 pelodinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder. O casal de terapeutas, na época, trabalhava em Canes, Riviera Francesa, e observaram que muitas das pessoas que apresentavam quadros gripais crônicos tinham linfonodos inchados na região do pescoço. Contrariando as recomendações da época, os Vodder passaram a estimular a região dos nódulos por meio da massagem e observaram que o quadro sintomáticodessas pessoas melhorava. A partir destas primeiras experiências, desenvolveram o que chamamos hoje de Drenagem Linfática Manual. Esta massagem consiste na aplicação de movimentos suaves com as palmas da mãos e dedos que percorrem o corpo movimentando a linfa em direção aos gânglios linfáticos. Isto promove a circulação dos fluidos corpóreos, remove toxinas do tecido conjuntivo, melhora disfunçõesmetabólicas no interstício, dá suporte ao sistema imunológico, equilibra o sistema nervoso e alivia congestões. O pioneirsmo dos Vodder, ao falarem sobre o sistema linfático e apresentarem excelentes resultados com a nova técnica desenvolvida, fez com que novas pesquisas a respeito da DLM começassem a surgir para explicar cientificamente o que o casal havia descoberto empiricamente, por meio deum método concebido intuitivamente.

DrEnAgEM LinfáticA _ 05

Com o empenho da comunidade médica, novas possibilidades para aplicação desta massagem foram descobertas, expandindo suas possibilidades terapêuticas. Hoje ela pode ser indicada para casos de linfoedemas primário e secundário, edemas pós-operatórios e pós-traumáticos, problemas circulatórios, pós-cirurgia plástica, sinusite,rinite e otite, varizes e pernas cansadas, edemas da gravidez, enxaquecas, atrozes, artrites, gota, tendinites e celulite.

ShAntALA _ 06

2. A Shantala
A Shantala é uma massagem de origem indiana que reforça a ligação entre mãe e filho. Na Índia, trata-se de uma arte profunda, simples e muito antiga. Passada de mãe pra filha essa massagem tem a função de nutrir a criança, suprindo suasnecessidades em diversas camadas, ajudando-a aceitar o mundo e a sorrir para a vida.1 Não temos acesso a registros sobre o início da prática da Shantala pois na Índia ela se trata de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados do bebê, sem um nome específico para tal. Diz-se que é praticada há milhares de anos e que teve sua origem em Kerala, sul da Índia. No início da década de 70, o médicoobstetra francês Frédérick Leboyer, em uma favela de Calcutá, se deparou com uma mulher massageando seu filho. Foi tocado por aquela cena, tamanha verdade, beleza e profundidade do momento. A mãe chamava-se Shantala, e durante dias a observou. Aprendeu assim o que “para ela não passava de simples tarefa diária”1. Leboyer registrou essa massagem que tanto lhe tocara e a divulgou no Ocidente com o nomedesta mesma mulher, Shantala.

1. LEBOYER, F. Shantala, Massagem para bebês: uma arte tradicional. São Paulo. Ground, 1995.

ShAntALA _ 07

A técnica desta massagem consiste basicamente em deslizamentos com as mãos (com uso de óleos) sobre a pele do bebê, em ritmo lento e uniforme e em movimentos passivos das articulações do mesmo. Pesquisas ocidentais nos mostram que ela possui diversos...
tracking img