Origem da didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA DIDÁTICA
Kess C. Waffarev
Didática-Prática –CONORTE
COLÉGIO NORMAL NORDESTE-RN
(III/ 23/10/2002)

Resumo

Proverbialmente, se tem misturado a história da Pedagogia com a históriada Didática. Claro que este não é único caso nas ciências. Aqui encontraremos sucintamente a origem da Didática, a seguir a evolução de seus estudos, logo, se situará uma reflexão sobre o momento atualda ciência neste final da primeira década deste século XXI, e se conclui com umas considerações finais.

PALVRAS CHAVES: Didática, história da Didática, Ensino, Instrução.

Introdução

ADidática é considerada, no melhor dos casos, como uma disciplina ou ramo da Pedagogia;

Éclaro que existe uma diferencia substancial entre Pedagogia e Didática. Podemos perceber que ainda com aspectoscomuns, elas não têm a mesma origem, como ciências autônomas. A Pedagogia surge como ciência particular, a partir do século XIX, quando foi aos poucos se separando da Teologia e a Filosofia; enquanto, aDidática esperaria mais um século, e sua luta de emancipação foi com a Pedagogia, e contra os sectarismos dos defensores do Desenho Curricular. Aqui referiremos só à origem e a evolução da Didática enão da Pedagogia

Origen da didática

Desde os primórdios do aparecimento da civilização existem indícios de formas elementares de instrução. Na antiguidade clássica, gregos e romanos, e noperíodo medieval se observa o desenvolvimento de ações didáticas em escolas, igrejas e universidades. Também, se observa a mesma situação em outras culturas.

Amélia de Castro faz um resgate histórico daconstituição da Didática, procurando enfocar o papel da Didática nos períodos relevantes da história. Ela afirma que na longa fase que se poderia chamar de didática difusa, ensinava-se intuitivamentee/ou seguindo-se a prática vigente. Pode-se dizer que havia uma didática implícita em Sócrates quando perguntava aos discípulos: "pode-se ensinar a virtude?". (CASTRO, A. 2008)

Ainda que nas...
tracking img