Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística

É a ciência que estuda a otimização da movimentação física-econômica da coisas, é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos docliente.
Entre os gregos, a logística era vista como a arte de calcular ou aritmética aplicada. Parte da arte militar relativa ao transporte e suprimento das tropas em operações. Lógica simbólica, cujos princípios são os da lógica formal e que emprega métodos e símbolos algébricos.
É a função sistêmica de otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou maisatividades gerenciais ou operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais e informações, do ponto de origem ao ponto de destino, com o proposito de adequá-los às necessidades dos fornecedores e clientes.
A logística empresarial, trata-se de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição damatéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
São elementos essenciais da logística empresarial : Logística Reversa ou Inversa, Centro de distribuição, Estoques, Controle de Estoques, e Armazenagem.
Logística Reversa e Inversa – No mercado, areciclagem é considerada como o caminho que a embalagem toma após a entrega dos materiais, nunca voltando para a origem. Muitos profissionais também utilizam está expressão para considerar o caminho inverso feito para a entrega, voltando para a origem, só que agora somente com as embalagens. Neste caso, trata-se de embalagens reutilizáveis ou retornáveis, que são mais caras e específicas/própriaspara acondicionar determinados materiais. Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo de pára-choques, painéis etc, em que estes suprimentos são transportados do fornecedor até a montadora em embalagens reutilizáveis, ou seja, são reutilizados retornando ao mesmo.
Centro de Distribuição (CD) – É um armazém que tem por missão realizar a gestão dos estoques de mercadorias nadistribuição física.
As atividades englobam recepção, expedição, manuseio e armazenagem de mercadorias, administração de informações, emissão de notas fiscais, conhecimentos de transporte e outros documentos e, alguns casos, agregação de valor intrínseco ( físico ) como a colocação de embalagens e rótulos e a preparação de kits comerciais ( “compre dois e leve três” , por exemplo ).
Estoques – Sãotodos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demanda futura.
Controle de Estoques – O controle de estoques consiste em todas as atividades e procedimentos que permitem garantir que a quantidade correta ( ou o número correto de unidades ) de cada item seja mantida em estoque.
Armazenagem – É a atividade que permite manter bens e materiais, secos ou refrigerados, eminstalações adequadas para manter suas características ideais para consumo, podendo ser depositada transitoriamente na alfândega, no caso de bens e materiais com origem ou destino no exterior, ou não, no caso de bens com origem e destino no território nacional.
Os princípios da logística estão intimamente ligados às ações de qualquer Operação Logística. Para que se cumpra seus objetivos, a coisa certaprecisa estar no lugar certo, no tempo certo tendo por base informações integradas que dão as diretrizes corretas. Toda atividade logística se importa em ter os bens ou serviços operados agregando valor de : Lugar, tempo, qualidade, informação.
A logística como atividade estratégica, deverá agregar valor aos bens e serviços de forma que valor de local, valor de tempo, valor de qualidade e valor...
tracking img