Origem da adm.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da Teoria Neoclássica
A teoria neoclássica, tratada por Chiavenato, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemasadministrativos decorrentes da época. É uma teoria que consolida a atuação do administrador e está mais voltada para o porquê e para o quê das atividades de uma empresa. É a Teoria Clássica devidamenteatualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
Abordagem Neoclássica da Administração
Todas as teorias administrativas assentaram-se na TeoriaClássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente. A abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássicadevidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada nofigurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Administração como Técnica Social
Para os neoclássicos, a administraçãoconsiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com omínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.
Centralização X Descentralização
Centralização: maior concentração do poder decisório na alta direção deuma empresa. Na Teoria Clássica (Fayol) defendia a organização linear com ênfase na centralização da autoridade.
Descentralização: menor concentração do poder decisório na alta administração daempresa, sendo, portanto, mais distribuído pelos seus diversos níveis hierárquicos. Administração Científica (Taylor) defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização de autoridade...
tracking img