Estratégia de crescimenta

638 palavras 3 páginas
Verifica-se que o conceito mais comum citado pelos autores para estratégia de crescimento, resulta em ações de crescimento nas vendas, lucros e participação no mercado, ou ainda, um aumento do valor da empresa.
A estratégia de crescimento procura por meio de ações bem sucedidas alcançar o crescimento através da diversificação de negócios, integração vertical, horizontal, fusões e parcerias estratégicas.
Aaker (2007) afirma que estratégia de crescimento não apenas fornece o potencial para uma maior lucratividade, como também introduz vitalidade a uma organização, ao oferecer desafios e recompensas.
Empresas que procuram novas oportunidades no mercado em que atuam se projetam na busca inovações e nas tentativas de minimizar ameaças e incertezas. Essas organizações segundo Maximiano (2007), são vistas por seus concorrentes como empresas de perfil criativo, incerto e ao mesmo tempo desafiador.
Para Certo (1993), as estratégias de crescimento podem ser perseguidas por meio de recursos como a integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e “joint ventures”.
Segundo os autores, Certo (1993), Fernandes (2004) e Wright (2007), estes tipos de estratégia são definidas como:
· integração vertical: estratégia que envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição, isto é adquirindo empresas que suprem as necessidades da organização em termos de distribuição, ficando a empresa mais próxima do usuário final d produto (atacadistas e varejistas). É utilizada para obter maior controle sobre uma determinada linha de negócios, possibilitando o aumento no lucro e do volume de vendas. As vantagens principais da integração vertical estão relacionadas com a economia na redução de custos, economia na compra de insumos pois pode ocorrer a compra de alguma unidade de negócio fornecedora e inovações tecnológicas. Para Takeshy e Resende (2000), a integração vertical consiste em agregar fases ao seu processo produtivo,

Relacionados

  • sim como processo
    19446 palavras | 78 páginas
  • A estrutura de classes das sociedades
    141354 palavras | 566 páginas
  • Anthony Seeger Os Indios E N S 3
    70047 palavras | 281 páginas