Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTÂNCIA DO ORGANOGRAMA

Resumo: Este artigo discutirá a importância do organograma nas organizações, tipos e exemplos dos mais utilizados e os mais variados, como criar um organograma e aspectos relevantes.

Palavras-chave: Organograma. Exemplos. Tipos. Objetivo. Importância. Organização. Tradicional. Criar.

Introdução
Mudanças significativas no mundo do trabalho estão fazendo comque as empresas se organizem de maneira mais rigorosa, há a necessidade de estruturação para gestão estratégica de negócios.
Por um lado o engessamento de seguir um padrão organizacional e por outro a organização com foco direcionado através de métodos, normas e planejamentos a seguir.
Organograma é o que a maioria das empresa estão adotando para haver uma maior organização, definindoresponsabilidades e autoridades.

O que é Organograma?
O organograma é uma espécie de diagrama utilizado para representar as relações hierárquicas de uma empresa, ou a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles, representa graficamente a estrutura de gerenciamento de uma organização.
Ele tem por objetivo ilustrar de forma clara, cada departamento da empresa e seuscolaboradores, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.

Histórico
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum, superintendente da York and Erie Railroad Company (AUA), por volta de 1856, quando administrava ferrovias. Ele utilizou o organograma para mostrar a

aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferroviaseram empreendimentos complexos e muito caros, por isso exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais. Portanto, conforme registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem noticia.
A partir de então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresae sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.

Criação de Organograma
Na criação de um organograma considera-se que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isso ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aoscomponentes da organização saber exatamente suas responsabilidades, suas funções e a quem devem reportar.
É necessário ter o domínio geral da empresa, dispostos em níveis que representam a hierarquia da empresa entre eles. Em um organograma vertical, por exemplo, quanto mais alto estiver um cargo, maior a autoridade e a abrangência da atividade.
O conceito de cargo é diverso, baseia-se em diferentesnoções fundamentais, como tarefa, atribuição função e cargo. A noção de tarefa consiste em atividades individuais executadas pelo titular do cargo e é atribuída a cargos bem simples. Já atribuição caracteriza-se por uma atividade individual, executada pelo titular respectivo, referindo-se a cargos que envolvem tarefas mais diferenciadas. A função já é um conceito de maior abrangência, ele serefere ao conjunto de tarefas que são executadas de uma forma sistemática, pelo ocupante do cargo.
Por último a definição de cargo, integra um conjunto de funções com uma posição definida na estrutura organizacional, isto é, no organograma da empresa.
Nos últimos anos tem-se notado uma tendência de mudança nos organogramas das empresas, chamada “downsing” que é o “achatamento” do organograma. Essatécnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduzir a verticalização da estrutura organizacional.
Tipos de Organograma

Organograma Vertical ou Clássico
É o mais comum, elaborado em retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a...
tracking img