Ordenamento territorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO DO TRABALHO T01: ORDENAMENTO TERRITORIAL

O USO DO TERRITORIO

A linguagem cotidiana freqüentemente confunde território e espaço. Por território entende-se geralmente a extensão apropriada e usada, mas o sentido da palavra territorialidade como sinônimo de pertencer aquilo que nos pertence... Assim, essa idéia de territorialidade se estende aos próprios animais, como sinônimo de áreade vivencia e de reprodução como o destino, a construção do futuro, o que, entre seres vivos, é privilégio do homem.
Num sentido mais restrito, o território é um nome político para o espaço de um país. Adotando essa linha, impõe-se a noção de “espaço territorial”: um Estado, um espaço, mesmo que as “nações” sejam muitas. Esse espaço territorial está sujeito a transformações sucessivas, mas emqualquer momento os termos da equação permanecem os mesmos: uma ou mais nações, um Estado, em espaço.
O que interessa discutir é, então, o território usado, sinônimo de espaço geográfico. E essa categoria, território usado, aponta para a necessidade de um esforço destinado a analisar sistematicamente a como se trata de uma proposta totalmente empiricizável, segue-se daí o enriquecimento da teoria.
Oterritório, visto como unidade e diversidade, é uma questão central de historia humana e de cada pais e constitui o pano de fundo do estudo das suas diversas etapas e do momento atual.
Na medida em que são representativas das épocas históricas, as técnicas, funcionando solidariamente em sistemas, apresentam-se assim como base para uma proposta de método. Esses sistemas técnicos incluem, de umlado, a materialidade e, de outro, seus modos de organização e regulação. Por isso a divisão territorial do trabalho envolve, de um lado, a repartição do trabalho vivo nos lugares e, de outro, uma distribuição do trabalho morto e dos recursos naturais. Este tem um papel fundamental na repartição do trabalho vivo.Por essa razão a redistribuição do processo social não é indiferente as formas herdadas,e o processo de reconstrução paralela da sociedade e do território pode ser entendida a partir da categoria de formação socioespacial ( M.Santos, 1977).Nos dias atuais, um novo conjunto de técnicas torna-se hegemônico e constitui a base material da vida da sociedade.
O uso de território pode ser definido pela implantação de infra-estruturas, para as quais estamos igualmente utilizando adenominação sistema de engenharia, mas também pelo dinamismo da economia e da sociedade. São os movimentos da população, a distribuição da agricultura, da industria e dos serviços, o arcabouços normativo, incluídas a legislação civil, fiscal e financeiras, que, juntamente com o alcance e a extensão da cidadania, configuram as funções do novo espaço geográficos ( M.Santos, 1987;M.L Silveira, 1997).Debruçando-nos sobre esse novo meio geográfico, buscamos compreender o papel das formas sociais, jurídicas e políticas, todas impregnadas, hoje, de ciência, técnicas e informação. Outro dado indispensável ao entendimento das situações ora vigentes é o estudo do povoamento, abordado, sobretudo em sua associação com a ocupação econômica, assim como os sistemas de movimento de homens, capitais, produtos,mercadorias, serviços, mensagens, ordens. É também a historia da fluidez do território, hoje balizada por um processo de aceleração (M. Santos. 1996 ). Com instalação de um numero cada vez maior de pessoas em um numero cada vez menor de lugar, a urbanização significa ao mesmo tempo uma maior divisão do trabalho e uma imobilização relativa e é, também, um resultado da fluidez aumentada do território.O peso do mercado externo na vida econômica do país acaba por orientar uma boa parcela dos recursos coletivos para a criação de infra-estruturas, serviços e formas de organização do trabalho voltados para o comercio exterior, uma atividade ritmada pelo imperativo da competitividade e localizada nos pontos mais aptos para desenvolver essas funções.Isso não se faz sem uma regulação política...
tracking img