Ms-dos--aju

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para acessar o DOS existe, basicamente, 3 formas. Se você estiver utilizando um sistema operacional antigo da Microsoft, como o Windows 95 ou o Windows 98, basta clicar emIniciar / Desligar e escolher a opção Reiniciar o computador em modo MS-DOS (ou equivalente). Outra forma nessas versões do Windows consiste em clicar em Iniciar /Programas e selecionar Prompt do MS-DOS. Porém, este últimoprocedimento faz acesso ao DOS com o Windows ainda carregado, o que significa que alguns comandos podem não funcionar. Se quiser ir direto para o DOS sem passar pelo Windows, pressione o botão F8 repetidas vezes assim que ligar a máquina até uma lista aparecer. Escolha, por fim,Somente Prompt de Comando.
Se, no entanto, você utiliza um sistema operacional mais recente, como o Windows XP, o WindowsVista ou o Windows 7, o DOS em si não existe, mas sim um prompt que simula parcialmente suas funcionalidades. Isso ocorre porque esses sistemas não são "dependentes" do DOS como o são os Windows 95 e 98, por exemplo. Isso significa que, nos sistema operacionais atuais, alguns comandos do MS-DOS podem simplesmente não funcionar.
Para acessar o prompt de comando no Windows XP, basta digitar o comandoCMD emIniciar / Executar. Esse comando também pode ser excutado no campo correspondente de sistemas como Windows Vista e Windows 7.

Prompt no Windows 7 
Executando os comandos
Antes de conhecer os comandos, é necessário saber como executá-los. No prompt, você verá o cursor piscando. Isso significa que você já pode digitar. Depois de ter escolhido o comando, pressione Enter em seu teclado.Aqui, para exemplificar, usaremos o modelo de prompt C:\>, mas vale lembrar que C pode ser substituído por outra letra que também represente uma unidade de disco do computador. Tanbém é importante saber que o MS-DOS "original" não visualiza nomes de arquivos com mais de 8 caracteres. Por isso, a pastaMeus Documentos, por exemplo, pode ser exibida assim no MS-DOS: MEUSDO~1.
Principais comandos do DOSDATE - C:\>date
Comando que atualiza a data do sistema operacional. Digite date e o sistema informará a data atual e pedirá a digitação da nova data no formato dd-mm-aa (dia, mês e ano), por exemplo: 21-05-10.

TIME - C:\>time
Semelhante ao comando date, só que time modifica a hora do sistema operacional em vez da data. A hora deve ser informada pelo usuário no formato hh:mm:ss (hora, minutoe segundos), por exemplo: 19:40:34.

VER - C:\>ver
Comando que exibe o número da versão do sistema operacional que está sendo utilizado.
DIR
Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório. Essa instrução pode conter alguns parâmetros, entre eles: 
/P - lista o diretório com pausas para quando a quantidade de arquivos é grande o suficiente para que não possa ser exibida de uma só vezna tela;
/W - lista o diretório organizando a visualização na horizontal;
/S - exibe não só o conteúdo do diretório atual como também o conteúdo das pastas deste;
/? - use essa instrução para conhecer todos o parâmetros do comando dir.
O comando dir também poder apresentar três informações bastante importantes depois de listar o conteúdo da pasta: o número de arquivos contidos no diretóriocorrente, o espaço em disco ocupado por estes arquivos e o espa�o disponível no disco.
Exemplo:
C:\>dir /w

Repare que as pastas são as que estão entre colchetes.
CLS - C:\>cls
Comando que "limpa" a tela, isto é, elimina as informações exibidas até então e deixa o cursor no canto superior esquerdo.
MKDIR ou MD
Comando que cria um diretório a partir da pasta corrente com o nome especificado,por exemplo:
C:\>md simpsons - cria a pasta simpsons em C:\;
C:\>mkdir simpsons\lisa - cria a pasta lisa dentro de C:\simpsons.
CHDIR ou CD
Comando que muda o diretório corrente para outro a partir da pasta atual. Exemplos:
C:\>cd infowester - entra no diretório infowester.
C:\>cd infowester\hardware - alterna para o diretório hardware, que está dentro deinfowester.
C:\>cd - indica o...
tracking img