Ordem ortografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Química Geral I
Maria das Graças Azevedo Brasilino

Aulas Práticas de Química Geral I

____________________________________________________________________
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL I

1

UFPB - Universidade Federal da Paraíba CCEN - Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Laboratório de Química Geral I_________________________________________________________________________

AULA PRÁTICA NO 01 ASSUNTO : Normas de Segurança e Equipamento Básico de Laboratório
1.1 - Normas de Segurança

A ocorrência de acidentes em laboratório, infelizmente, não é tão rara como possa parecer. Com a finalidade de diminuir a frequência e a gravidade desses eventos, tornase absolutamente imprescindível que durante os trabalhos realizados emlaboratório se observe uma série de normas de segurança. 01. Siga rigorosamente as instruções específicadas pelo professor 02. Localize os extintores de incêndio e familiarize-se com o seu uso 03. Certifique-se do bom funcionamento dos chuveiros de emergência 04. Não fume no laboratório 05. Use um avental apropriado 06. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamáveis próximos à chama 07. Evite contato dequalquer substância com a pele. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substâncias corrosivas como ácidos e bases concentrados. 08. Todas as experiências que envolvem a liberação de gases e/ou vapores tóxicos devem ser realizadas na câmara de exaustão ( capela) 09. Sempre que proceder à diluição de um ácido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitação sobre a água e não o contrário.10. Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substância, não volte a extremidade aberta do mesmo para si ou para uma pessoa próxima. 11. Não jogue nenhum material sólido dentro da pia ou nos ralos . 12. Sempre que possível, trabalhe com óculos de proteção. 13. Quando for testar um produto químico pelo odor, por exemplo, amônia, não coloque o frasco sob o nariz. Desloque com a mão, para a suadireção, os vapores que se desprendem do frasco. 14. Dedique especial atenção a qualquer operação que necessite aquecimento prolongado ou que desenvolva grande quantidade de energia.
2

15. Ao se retirar do laboratório, verifique se não há torneiras (água ou gás) abertas. Desligue todos os aparelhos, deixe todo o equipamento limpo e lave as mãos.

1.2.

Acidentes mais comuns em laboratórioe primeiros socorros

1.2.1

Queimaduras. a) - Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos) No caso de queimaduras leves, aplicar pomada de picrato de butesina. No caso de queimaduras graves, elas devem ser cobertas com gase esterilizada umedecida com solução aquosa de bicarbonato de sódio à 5%. b) - Queimaduras por ácidos Lavar imediatamente o local com água em abundância,durante cerca de cinco minutos. Em seguída, lavar com solução saturada de bicarbonato de sódio e novamente com água. Secar, aplicando então metiolate. Se os olhos forem atingidos, lave-os com bicarbonato de sódio a 1% se o ácido for diluído; se for concentrado, lave primeiro com água, depois com a solução de bicarbonato de sódio. Procure o médico imediatamente. c) - Queimaduras por álcalis Lavar aregião atingida imediatamente com bastante água durante cinco minutos. Tratar com solução de ácido acético 1% e novamente lavar com água. Secar a pele e aplicar metiolate. Se os olhos forem atingidos, lave com ácido bórico a 1%, para álcalis diluídos e água seguida de solução de ácido bórico a 1% para álcalis concentrados. Procure o médico imediatamente.

1.2.2 - Cortes a) Cortes Pequenos Deixesangrar por alguns segundos, verifique se há ainda fragmentos de vidro, desinfete o local e coloque atadura. b) Cortes Maiores Desinfete e procure estancar o sangue, fazendo pressão logo acima do corte, no máximo cinco minutos, se necessário, procure um médico. 1.2.3 - Fragmentos de vidro nos olhos Remova os pedaços maiores com todo o cuidado possível, usando pinça ou lavando o olho com água....
tracking img